Projeto prevê isenção de IPTU a quem tem deficiente na família

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

As famílias que têm como membro pessoa portadora de quaisquer deficiências intelectuais ou assemelhadas poderão ter isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Cachoeiro de Itapemirim. Isso é o que propõe, através de projeto de lei, o vereador Paulo Sérgio de Almeida (PRP), conhecido como Paulinho Careca.

De acordo com a matéria, a isenção será concedida a um único imóvel, desde que esteja sendo utilizado como residência do portador da referida deficiência, independentemente do tamanho e localização da residência.

No entanto, para se enquadrar na proposta – caso o projeto vire lei – o imóvel não pode possuir débitos fiscais de exercícios anteriores. O prazo do benefício será de 12 meses, podendo ser prorrogado quantas vezes necessárias, e o pedido deve ser feito até o último dia útil de julho de cada ano na Secretaria da Fazenda.

No requerimento, entre outras solicitações, devem conter o laudo médico comprovando a deficiência do membro familiar e declaração afirmando que a pessoa reside no imóvel cuja isenção do imposto foi pedida.

Para o vereador, o objetivo é reduzir os gastos das famílias que têm dentro do lar casos como autismo, síndrome de down, paralisia cerebral e outras.

“Pretendemos, com esta iniciativa, contribuir com a propalada busca da qualidade efetiva de vida e do bem-estar dessas pessoas tão especiais para nós e seus familiares”, justifica.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas