A prefeitura de Cachoeiro está trabalhando na recuperação de diversas estradas de acesso a localidades do interior e distritos do município. Somente nos últimos quatro meses, mais de 30 quilômetros de vias foram recuperados.
Dentre as estradas que passaram por intervenção estão as que ligam o distrito de Itaoca às localidades de Usina São Miguel e Caeté, a de Córrego do Óleo, da localidade de Areal, em Pacotuba, e a da serra do Alto São Geraldo. São priorizadas aquelas que atendem o maior número de pessoas e as que precisam de intervenções com mais urgência.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Robertson Valladão, destaca que o trabalho visa a recuperação permanente das vias, e não ações meramente paliativas, que são utilizadas apenas para minimizar os problemas antes das intervenções definitivas.
“Nós fazemos estudos prévios das estradas para saber as condições da área, de quais materiais necessitam e, assim, planejar a intervenção. Por ser mais complexo, é também um trabalho mais demorado. Mas é um serviço com resultados duradouros, que conta com grande dedicação de nossa equipe”, afirma o secretário.
Robertson Valladão explica que a recuperação envolve, antes de tudo, ações para frear a erosão nos locais. O primeiro passo é criar contenções pelas laterais para que a água que vem de fora, principalmente em dias chuvosos, não invada a via.
Depois são feitas obras de contenção no próprio leito das estradas, fazendo abaulamento da área e instalação de canalização, criando mecanismos para que a água escoe – nos locais de declive, são colocadas caixas secas a cada 50 metros. Por último, é realizado ensaibramento e cascalhamento das estradas, com a passagem de um rolo compressor para dar firmeza ao solo.
“Antes, na maioria das vezes, era feito apenas o patrolamento, sem ações para estancar a erosão. E aí, na primeira chuva, a estrada começava a apresentar problemas de novo. E o que mais afeta as estradas do interior é a ação erosiva da água”, comenta.
Produtor de leite em Areal, Jacinto Natal Spoladori comemora a recuperação da estrada de acesso à localidade em que mora. “Foi feito um trabalho muito bom. O caminhão não conseguia mais parar aqui na minha propriedade, estava muito ruim. Está beneficiando toda a produção rural da comunidade.”
Parceria
Um ponto importante a ser destacado é que o trabalho demandou investimento financeiro muito baixo por parte da prefeitura. Quase todo o material usado, como saibro e resíduos de serraria, foi doado por empresas privadas.
“Para nós, é muito importante essa parceria com a iniciativa privada. A equipe e o maquinário já são da prefeitura e, em termos de material, gastamos basicamente com combustível”, comemora Valladão.
Próximos passos
O trabalho de recuperação das estradas continua. Dentre as vias que passarão por intervenções nas próximas semanas estão a da comunidade de Forquilha, no distrito de Burarama, e a da localidade de Monte Verde, no distrito de São Vicente.