O fim de semana começa com muita animação para a terceira idade de Cachoeiro de Itapemirim. Nesta sexta (6), o Centro de Convivência Vida Ativa comemora seus 16 anos e o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) com teatro, forró, almoço e muitas outras atrações, em programação que vai das 8h às 15h.
Cerca de 250 idosos são esperados, incluindo os assistidos pelo lar Adelson Rebelo e pelo serviço de fortalecimento de vínculos dos centros de referência em assistência social que funcionam na sede do município e no distrito de Burarama. Mas as atividades são abertas a qualquer pessoa idosa que quiser participar.
Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Centro de Convivência foi fundado no dia 11 de outubro de 2001 (com o nome de Vovó Matilde), e de 2007 para cá cadastrou aproximadamente 1600 idosos.
Hoje, cerca de 340 frequentam as atividades oferecidas no local, como palestras, aulas de artesanato, teatro, dança, jogos e torneios.
“Além disso, recebem atendimento médico ambulatorial eletivo e fisioterápico, apoio psicossocial e orientação para exercícios físicos. É um espaço muito importante para a política municipal de assistência aos idosos e que precisa ser celebrado, sempre”, pontua a secretária de desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.
Para ter acesso a esses serviços, o idoso precisa se cadastrar no Vida Ativa, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no bairro São Geraldo. É preciso levar duas fotos 3×4, a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e número de telefone de um familiar.
Ações comemorativas continuam
A atividade no Vida Ativa faz parte das comemorações do Dia do Idoso organizadas pela prefeitura de Cachoeiro e pelo Conselho Municipal do Idoso. Elas foram iniciadas na última semana, com ações em unidades de saúde e um evento especial na praça Jerônimo Monteiro, no dia 29, que contou com apresentações culturais e oferta de serviços de saúde.
A programação segue no próximo dia 10, quando a quadra do bairro Santa Cecília receberá, das 8h às 12h, um evento com massoterapia, aula de zumba, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e apresentação do grupo de dança da terceira idade Emoções.
As ações comemorativas serão encerradas no Centro de Convivência Vida Ativa, com a realização da Semana de Saúde do Idoso, de 23 a 27 deste mês.