A parceria entre o deputado Theodorico Ferraço (DEM) e a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está prestes a resultar em uma secretaria a ser chefiada pelo partido. Quem cuida das articulações, segundo informações de fontes seguras, é o próprio deputado.
A relação é tão consolidada que, após a saída do ex-prefeito de Guaçuí, Luciano Machado, da Secretaria de Obras – antecipando-se ao pente fino da Lei da Ficha Limpa local – a indicação do nome para substituí-lo, interinamente, foi feita por Ferraço: no caso, José Santiago de Lima.
O democrata também possui outras indicações no segundo e terceiro escalão do governo, número que aumentou após fevereiro quando deixou a presidência da Assembleia Legislativa e perdeu os cargos onde também abrigava seus correligionários. Vale registrar que o vínculo local passa pela aproximação entre Ferraço e o ex-governador Renato Casagrande (PSB).
A previsão para decidir a secretaria da prefeitura que será chefiada pelo DEM, partido de Theodorico, ainda não é confirmada. No entanto, há quem garanta que as pastas são ou a de Transportes ou a de Interior.
Por ser o segundo principal nome do partido em Cachoeiro, depois de Ferraço, por conta dos votos que obteve nas eleições de 2016 (1.014), o ex-vereador Luizinho Tereré pode ser o apontado pelos democratas – a não ser que as duas pastas citadas não entrem no raio de opções ofertadas pelo governo.
Estadual
Circula nos bastidores que o ex-vice-prefeito de Cachoeiro, Jathir Moreira (SD), esteve com o deputado Ferraço para lhe pedir apoio para o pleito do próximo ano. O democrata teria dito que Jathir, caso decida ser candidato, deverá caminhar com as próprias pernas. Parece que, após perder duas eleições pedindo voto a Moreira (2004 e 2016), Ferraço cansou.