O “livro virtual” foi apresentado ao público que participou do encerramento da Semana do Livro e da Biblioteca de Cachoeiro, na tarde de sexta-feira (27), na Biblioteca Municipal Major Walter dos Santos Paiva.
Pessoas de todas as idades poderão participar com textos de temática livre. Para isso, bastará se cadastrar no blog e assinar um termo de autorização da publicação. As crônicas serão pré-avaliadas pelos membros efetivos da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).
Elaborado pela equipe de marketing da Secretaria Municipal de Comunicação Social, o blog estará aberto para publicações até o dia 31 de março. Após essa data, uma comissão da Bienal Rubem Braga selecionará os seis melhores textos, e os autores falarão sobre os seus processos de escrita na última mesa de debates do evento.
“O objetivo é incentivar e descobrir novos talentos que, em muitos casos, já escrevem em blogs e nas mídias sociais, mas sem alcançar repercussão fora de seus círculos de convivência. Por isso, o projeto é restrito a quem nunca publicou em livros, jornais e revistas”, explicou o subsecretário de Cultura, Lucimar Costa, responsável pelo projeto.
A secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento da área no município. “O blog é mais uma das ações interligadas ao maior evento literário do Espírito Santo. A Bienal Rubem Braga não é apenas um acontecimento em si mesmo, ela serve como um catalisador do turismo local e de diversas atividades que tornam o nosso município ainda mais antenado com o que há de melhor nas artes e na literatura”, comentou.
Homenagem, convênio, sarau e música
O último dia da programação da Semana do Livro também ficou marcado por diversas atividades culturais. Um momento especial foi a homenagem a Bruno Malini, maior doador de livros da Biblioteca Municipal.
Outro acontecimento importante foi a assinatura de uma parceria entre a Semcult e a Academia Cachoeirense de Letras (ACL) para a cessão de uma sala da biblioteca para uso exclusivo da ACL. O espaço proporcionará melhor disposição e divulgação do acervo da Academia e também se destinará à realização de reuniões e atividades diversas da entidade.
Os presentes no evento também tiveram a oportunidade de apreciar um sarau com os integrantes da ACL, contação de histórias para adultos com Maria Elvira Tavares e apresentação musical de encerramento com a banda Dibutuka.