Pronto Atendimento Infantil inicia funcionamento 24h

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A partir de novo convênio proposto pela prefeitura de Cachoeiro, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) “Dr. Gilson Carone”, disponibilizado em prédio anexo ao estádio do Sumaré, começa a funcionar em sistema 24 horas nesta quarta-feira (1).

Voltado para pacientes com idade inferior a 12 anos, o serviço é custeado pela prefeitura e gerenciado pelo Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa). O investimento total do município, correspondente a um ano de vigência, será de R$ 4,480 milhões.

Nas cláusulas do convênio anterior, válidas desde 2015, estava previsto atendimento das 7h às 22h, e o investimento fixo atual era de R$ 290 mil por mês. Fora desse horário, os pacientes precisavam procurar o prédio principal do Hifa, que fica em frente.

Agora, a estrutura do PAI recebe novos aparelhos para o reforço e mais profissionais, como técnicos, vigilantes e médicos. “Essa conquista é importante para a cidade: ter um local sendo a referência em serviços de urgência e de emergência para a criança, a qualquer hora, e com equipe específica”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Para o presidente do Hifa, Winston Machado, a extensão do horário de atendimento, de 18 para 24 horas, vai possibilitar a diluição da demanda, que se concentrava em determinados períodos do dia. “A expectativa é por uma melhoria consistente no serviço. É um avanço e vai beneficiar muito a população. Lembrando que a triagem (primeiro atendimento) nas unidades de saúde dos bairros é fundamental para não haver sobrecarga no PAI”, frisa.

Casos sem urgência são atendidos nos bairros

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) busca conscientizar continuamente as famílias sobre a importância de encaminhar ao PAI somente casos de urgência ou de emergência. Quando não se encaixa nessa especificação, o atendimento precisa ser feito na unidade do distrito ou do bairro, pelas equipes da Estratégia Saúde da Família.

“Os pais e outros responsáveis pela criança precisam ajudar o município nesse sentido, para desafogar o serviço de emergência. Em caso de resfriado, acompanhamento e febre comum, por exemplo, a criança precisa ser atendida na comunidade”, destaca Luciara.

De acordo com a equipe, a prevenção é essencial. Os pais precisam ficar atentos a alimentação e hidratação, consultas de rotina, segurança dos locais de esporte e lazer e administração correta da vacinação, para evitar que a criança chegue a adoecer ou se acidentar gravemente.

Confira o local adequado para cada atendimento!

Pronto Atendimento Infantil (PAI):

Caso de emergência (situação crítica, com risco de vida) – hemorragia, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva etc.

Caso de urgência (precisa ser resolvida com rapidez) – luxação, torção, fratura grave etc.

Unidade de saúde na comunidade:

-Febre comum, consulta de rotina, acompanhamento do crescimento, resfriado, dor de garganta, caxumba etc.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Confira as instituições que estarão presentes na 39ª Feira da Bondade

Vinte e quatro organizações sociais de Cachoeiro estarão presentes na Feira da Bondade 2024. O