Pronto Atendimento Infantil inicia funcionamento 24h

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Foto: PMCI

A partir de novo convênio proposto pela prefeitura de Cachoeiro, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) “Dr. Gilson Carone”, disponibilizado em prédio anexo ao estádio do Sumaré, começa a funcionar em sistema 24 horas nesta quarta-feira (1).

Voltado para pacientes com idade inferior a 12 anos, o serviço é custeado pela prefeitura e gerenciado pelo Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa). O investimento total do município, correspondente a um ano de vigência, será de R$ 4,480 milhões.

Nas cláusulas do convênio anterior, válidas desde 2015, estava previsto atendimento das 7h às 22h, e o investimento fixo atual era de R$ 290 mil por mês. Fora desse horário, os pacientes precisavam procurar o prédio principal do Hifa, que fica em frente.

Agora, a estrutura do PAI recebe novos aparelhos para o reforço e mais profissionais, como técnicos, vigilantes e médicos. “Essa conquista é importante para a cidade: ter um local sendo a referência em serviços de urgência e de emergência para a criança, a qualquer hora, e com equipe específica”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Para o presidente do Hifa, Winston Machado, a extensão do horário de atendimento, de 18 para 24 horas, vai possibilitar a diluição da demanda, que se concentrava em determinados períodos do dia. “A expectativa é por uma melhoria consistente no serviço. É um avanço e vai beneficiar muito a população. Lembrando que a triagem (primeiro atendimento) nas unidades de saúde dos bairros é fundamental para não haver sobrecarga no PAI”, frisa.

Casos sem urgência são atendidos nos bairros

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) busca conscientizar continuamente as famílias sobre a importância de encaminhar ao PAI somente casos de urgência ou de emergência. Quando não se encaixa nessa especificação, o atendimento precisa ser feito na unidade do distrito ou do bairro, pelas equipes da Estratégia Saúde da Família.

“Os pais e outros responsáveis pela criança precisam ajudar o município nesse sentido, para desafogar o serviço de emergência. Em caso de resfriado, acompanhamento e febre comum, por exemplo, a criança precisa ser atendida na comunidade”, destaca Luciara.

De acordo com a equipe, a prevenção é essencial. Os pais precisam ficar atentos a alimentação e hidratação, consultas de rotina, segurança dos locais de esporte e lazer e administração correta da vacinação, para evitar que a criança chegue a adoecer ou se acidentar gravemente.

Confira o local adequado para cada atendimento!

Pronto Atendimento Infantil (PAI):

Caso de emergência (situação crítica, com risco de vida) – hemorragia, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva etc.

Caso de urgência (precisa ser resolvida com rapidez) – luxação, torção, fratura grave etc.

Unidade de saúde na comunidade:

-Febre comum, consulta de rotina, acompanhamento do crescimento, resfriado, dor de garganta, caxumba etc.

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