A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) começou a ampliar, em sua rede básica de atenção, o número de profissionais com qualificação para aplicar a vacina BCG, obrigatória para todas as crianças recém-nascidas no município.
Disponível no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, bairro Santo Antônio, e nas maternidades filantrópicas da cidade, sua aplicação deve ser feita, prioritariamente, nas primeiras 12 horas do bebê, para que a imunização contra a tuberculose seja mais eficaz.
Nesta quarta-feira (1º), o programa de imunização do município organizou, no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, a primeira etapa de capacitação, da qual participaram 10 técnicas de enfermagem e uma enfermeira da Semus.
O treinamento técnico de aplicação intradérmica da vacina BCG foi ministrado por Ana Carolina Abdala Duarte Calvi, instrutora da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro.
“Trata-se de um procedimento de vacinação complexo, que requer destreza e habilidade. Daí a importância dessa qualificação, que será essencial para aumentarmos o quadro de profissionais à disposição da população”, explica a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.
Assim, de acordo com ela, a expectativa é também ofertar a dose, futuramente, nas unidades básicas. Para isso, mais turmas de treinamento deverão ser formadas, nos próximos meses.