A prefeitura de Cachoeiro anunciou na tarde desta segunda-feira (6) a previsão para início das obras de revitalização da avenida Beira Rio, área muito usada na cidade para a prática de atividades físicas. A expectativa é de que a primeira das duas etapas tenha início no próximo semestre.
Essa primeira etapa contempla o trecho entre a churrascaria Rio Grande e a rodoviária do interior. A segunda segue até o prédio da antiga rádio Cachoeiro. O projeto arquitetônico já está pronto, e a fase agora é de planilhamento. Os recursos chegam via emenda parlamentar.
Toda a extensão da via terá nova arborização, iluminação em dois níveis de altura e adequação da acessibilidade, com rampas de acesso, calçadas mais largas e piso nivelado. Para isso, as pedras portuguesas darão lugar ao concreto liso, com detalhes em granito.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Mário Louzada, a equipe da prefeitura está focada em aplicar um projeto com funcionalidade, economicidade e beleza, dentro dos padrões do Plano de Mobilidade Urbana.
Um dos cuidados é planejar a iluminação para se adaptar à arborização, e não o contrário. Por isso, também, a escolha pelas lâmpadas de led com direcionamento dinâmico em postes com duas alturas: a mais baixa, sob a copa da árvore, e outra para sistema de refletores.
“Vamos entregar uma obra moderna, para proporcionar bem-estar no local público que as pessoas escolheram como referência para os momentos de lazer e atividade física. Vamos tornar mais adequada a estrutura desse que é um dos cartões-postais da cidade”, destaca.
Pontos de ônibus
As alterações no local de parada de ônibus na Beira Rio, já anunciadas, vão ser feitas apenas a partir das obras. Louzada explica que o adiamento tem o objetivo de atender melhor as necessidades dos passageiros. A partir da revitalização, todos os pontos terão baia própria, com o recuo na calçada.
Uma das propostas é a junção dos pontos da rádio Cachoeiro e do Circo da Cultura. “Após o anúncio da realocação desses dois pontos, novas informações chegaram, e nossa equipe vem ampliando o estudo e a consulta pública. Vamos manter o diálogo e avaliar os pontos divergentes”, garante.