Espírito Santo e Rio de Janeiro querem prioridade em ferrovia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, se reuniram na quarta-feira (8), em Porto de Açu, localizado em São João da Barra, Rio de Janeiro, para discutir a criação de uma ligação ferroviária entre os dois estados.

O encontro contou com a presença de autoridades, empresários e representantes dos portos de Açu e Central (projeto que será construído em Presidente Kenedy, Região Sul do Espírito Santo).

Durante o evento, capixabas e cariocas assinaram uma carta ao presidente da República, Michel Temer, em que solicitam prioridade na construção da ligação ferroviária entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. O documento solicita também que seja considerado o uso de recursos de prorrogações das concessões ferroviárias.

O governador Paulo Hartung ressaltou que para pensar no futuro do país é necessário ter avanços estruturantes em áreas prioritárias como educação e infraestrutura. “Ninguém fica de pé se não conseguir evoluir na modernização de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e transmissão de dados. Temos que avançar na solução desses problemas. Hoje, o Congresso mudou a lei de concessões e isso abriu uma janela de oportunidades. Acredito que Espírito Santo e Rio de Janeiro atuando juntos podem fazer desta oportunidade uma ação real. Venho propor darmos o primeiro passo. Não podemos perder os recursos da renovação das concessões”, alertou.

Paulo Hartung anunciou ainda que, na próxima terça-feira (14), em Brasília, os governadores serão recebidos pelo presidente da República, Michel Temer, para aprofundar os debates sobre o pleito dos capixabas e cariocas.

“Vamos colocar a nossa força, dos dois Estados juntos, nesse projeto”, destacou o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

A carta que pede prioridade para a construção da ferrovia foi assinada pelos governadores, demais autoridades e empresários capixabas e cariocas.

Logística

A ligação ferroviária entre Rio de Janeiro e Espírito Santo é uma obra importante para o desenvolvimento nacional. Ela interligará os principais terminais portuários privados existentes ao longo da costa – com destaque para o Porto do Açu e para o Porto Central –, constituindo uma alternativa logística para o escoamento de cargas originadas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, dentre as quais produtos manufaturados e commodities agrícolas e minerais.

O subsecretário de Estado de Logística, Transporte e Comércio Exterior, Neucimar Fraga, ressalta que esse investimento é importante para aumentar a competitividade do transporte de produtos petroquímicos, minério de ferro, grãos, siderúrgicos, entre outros. “A ferrovia reduzirá o custo logístico de transporte, facilitando o escoamento e a comercialização de produtos nos mercados interno e externo”, afirmou.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas