Histórias da resistência negra, casos de racismo, mercado de trabalho e homenagem ao vereador Sebastião Gomes (PP), o Buiú, morto em outubro após sofrer AVC no exercício do trabalho no plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro.
Esses temas fizeram parte da audiência pública, na Casa de Leis, em alusão ao dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20).
O evento é realizado pela Ouvidoria de Igualdade Racial da Câmara Municipal, que tem como ouvidor o vereador Rodrigo Sandi (PTN). Na ocasião, também houve palestras ministradas pelo professor José Paineiras e o sindicalista Gutemberg Guedes.
A mensagem da Ouvidoria de Igualdade Racial é de maior aproximação aos movimentos negros dedicados ao esporte, religião, cultura e outros fins – muitos representantes desses movimentos estiveram presentes no plenário.
Buiú ocupava a Ouvidoria da Casa. “Vamos dar continuidade ao trabalho realizado pelo nosso saudoso amigo e ampliar as lutas e as conquistas da população negra”, disse o vereador Rodrigo Sandi.
A homenagem também teve como fruto a confecção e distribuição de revista sobre assuntos relacionados à consciência negra; boa parte da edição é dedicada ao vereador Buiú.