Aedes: Cachoeiro recebe capacitação para médicos do sul

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Oito municípios do sul do estado participaram de uma capacitação, na manhã desta quinta-feira (30), direcionada a médicos que atendem, principalmente, na rede pública. As orientações visam evitar complicações e mortes causadas por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Para isso, os participantes tiveram acesso a uma atualização sobre as medidas preventivas a serem aplicadas durante as consultas, exames e orientação ao paciente que apresenta os sintomas, iniciais ou avançados. O destaque na palestra foi para chikungunya, zika e em relação aos sorotipos 1, 2, 3 e 4 da dengue.

O encontro ocorreu no campus I da faculdade São Camilo, no bairro Paraíso, e contou com médicos de Alfredo Chaves, Atílio Vivácqua, Cachoeiro, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, que atuam em hospitais, unidades de pronto atendimento e de pronto socorro e em equipes da Estratégia Saúde da Família.

A proposta nasceu em setembro, quando a prefeitura de Cachoeiro acionou a Superintendência Regional de Saúde e solicitou a capacitação. O governo estadual aprovou e ampliou o conceito para a abrangência regional.

A ministrante da capacitação foi a médica Patricia Vivyanne Gama Cotta e Silva, referência da Regional e infectologista da rede municipal, pelo Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias).

“É muito importante que os médicos se atualizem com frequência, para evitar, principalmente, que o quadro de uma dengue, por exemplo, chegue a um estágio grave. Essas complicações podem ser evitadas por meio de medidas simples”, alerta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Entre as medidas para evitar essas complicações estão a solicitação, em tempo hábil, de exames para confirmação do diagnóstico, a aferição mais completa dos sinais vitais e a administração adequada da hidratação ao paciente.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas