A Secretaria de Saúde de Cachoeiro iniciou nesta semana um trabalho de assistência a moradores em situação de rua inédito no município. Com o ônibus do projeto Cachoeiro+Saúde, lançado pela prefeitura neste mês para oferecer atendimento itinerante às comunidades, uma equipe também leva serviços a locais de maior concentração desse público, quinzenalmente, no período noturno.
A primeira visita foi à Linha Vermelha, próximo ao Museu Ferroviário, na última terça-feira (28). Mesmo com a chuva do início da noite, a equipe recebeu muitos pacientes, cadastrados após intenso processo de divulgação e captação, neste mês, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). A pesquisa é complemento do processo que os assistentes sociais já aplicam diariamente.
No ônibus, pessoas que moram na rua tiveram acesso a aferição de pressão arterial, glicemia capilar, consultas médicas com generalista, testes rápidos de DSTs e vacinas. O atendimento teve início às 18h e terminou às 20h15.
“Apesar de não impedir, a chuva chegou a afugentar alguns pacientes, de acordo com dados da equipe da Semdes, que participou da ação. Mas todos os cadastrados serão atendidos a cada visita do serviço, e a busca ativa pelo público vai continuar”, garantiu a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
Pacientes serão acompanhados
Além dos procedimentos no ônibus, os profissionais promoveram a conscientização sobre métodos de prevenção a uma série de doenças, e os pacientes vão ser acompanhados.
“Foi um trabalho muito gratificante e motivador para toda a equipe e nos agregou mais aprendizado. Cada morador em situação de rua tem uma história única. Então, é uma atenção diferente, crescemos mais como profissionais e como pessoas”, avalia a enfermeira Kárica Prycila.
Comunidades
Nesta quarta-feira (29), o serviço itinerante chegou à localidade de São Joaquim, onde atendeu moradores durante toda a manhã e parte da tarde. No próximo dia 8, ocorre a segunda visita do ônibus à localidade de São João da Lancha, a primeira a receber o projeto.
O veículo é inteiramente equipado – inclusive com itens de acessibilidade – para garantir atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, como consultas e exames.