Dez escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim vão apresentar, na próxima semana, algumas das experiências pedagógicas que se destacaram ao longo do ano letivo de 2017. Será durante o Seminário de Práticas do Projeto de Leitura “Potencializando Saberes”, que a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoverá com o tema “Construindo Identidades, Vislumbrando o Futuro”.
O evento começa na terça-feira (5), a partir das 18h30, no auditório da Seme, com palestra do professor doutor Vanildo Stieg, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo, que falará sobre o tema “Leitura como processo de compreensão ativa e responsiva: como faço isso?”. Profissionais de todas as escolas de ensino fundamental da rede participarão.
No dia seguinte, quarta (6), a programação vai das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no auditório da Emeb “Zilma Coelho Pinto”, onde as dez escolas que integram o projeto Potencializando Saberes vão fazer a apresentação dos trabalhos realizados neste ano letivo e os resultados positivos alcançados com a iniciativa, que tem como foco garantir a alfabetização de crianças na idade adequada, baseado na meta 5 do Plano Municipal de Educação.
“Além disso, permitirá a reflexão dos profissionais a respeito das práticas educativas apresentadas, o fortalecimento do projeto e do compromisso do município com a construção da leitura e da escrita como instrumento de emancipação plena, para uma sociedade mais justa e igualitária”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.