Neste sábado (9), é comemorado o Dia Mundial de Combate à Corrupção, e os moradores de Cachoeiro vão poder participar de três dias de atividade em alusão à data, em escolas e na praça Jerônimo Monteiro, centro da cidade.
O primeiro evento será no auditório da escola municipal Zilma Coelho (antiga Campanha), bairro Ferroviários, no próprio sábado. A partir das 9h, serão divulgados os vencedores do #NãoCurtoCorrupção, concurso promovido em outubro para estudantes da rede municipal.
Participaram as escolas com turmas de Ensino Fundamental, com base no tema “Eu e a cidadania” em quatro modalidades: a Desenho foi para alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos; a Redação, para quartos e quintos; a Charge, para sextos e sétimos; e a Paródia, para oitavos e nonos anos.
O vencedor de cada categoria ganha vaga na exposição oficial do concurso, segunda atividade da programação, com abertura na praça Jerônimo Monteiro nesta segunda-feira (11), às 9h30. Os trabalhos ficarão expostos por 30 dias, na recepção do Palácio Bernardino Monteiro, sede do governo municipal.
Idealizado pela Controladoria Interna do Governo, o concurso tem parceria com as secretarias municipais de Educação, Comunicação Social e Cultura. As escolas trabalharam o tema em sala de aula e incentivaram a reflexão e o debate acerca de temas relacionados a ética, controle social e cidadania.
Transparência
Na quarta-feira (13), às 10h, ocorre o terceiro evento, no campus I da faculdade Multivix, no bairro Independência. Será palestra sobre Transparência na Gestão Pública, com ênfase na Lei de Acesso à Informação. Quem ministra é Edmar Camata, secretário-geral da ONG Transparência Capixaba.
De acordo com o controlador Interno de Governo, Henderson Cassa, a palestra é direcionada a secretários municipais, gerentes, coordenadores e vereadores. “Queremos fomentar o acesso à informação em nosso município e, para isso, é importante que seja reforçada junto aos agentes da gestão pública a aplicação da Lei da Informação”.