O vereador Rodrigo Sandi (PTN) pediu para que a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim tome providências para evitar que tragédia ocorra no bairro Zumbi por conta das chuvas. Por lá, cerca de 700 casas sofrem o risco de sinistro por conta de pedras localizadas em pedreira desativada.
Neste ano, já foram registradas ocorrências de escorregamento de pedras no bairro, porém sem vítimas.
A preocupação quanto à acidente, assim como a solicitação de intervenção junto à Secretaria de Obras já foram registradas e encaminhadas pela própria Defesa Civil do município.
“A prefeitura não pode esperar acontecer uma tragédia para só depois agir. Há famílias em risco no bairro por conta dessas pedras”, disse o vereador.
Rodrigo reclamou também da burocracia para um cidadão conseguir o programa Aluguel Social, concedido nestes casos em que lares correm riscos estruturais.
Remoção
A reportagem fez contato com a prefeitura e ela informou, a partir de informações da Defesa Civil, que as famílias residentes abaixo da pedreira já ocuparam a área com o risco existente.
Ainda segundo a Defesa Civil, como medida emergencial, com auxílio da Secretaria de Obras, está sendo feito um trabalho de remoção das pedras que oferecem maior risco de deslizamento. Posteriormente, será elaborado um projeto de proteção do topo da encosta.
“A nossa intenção é resolver isso o mais rápido possível. Mas enquanto isso, continuamos o nosso trabalho de remoção e monitoramento da situação”, afirmou o coordenador executivo da Defesa Civil na cidade, coronel Inácio Daroz.
Coronel Daroz orienta que haja uma observação constante sobre o terreno rochoso. Se houver qualquer movimentação, as pessoas devem deixar as suas residências e se abrigarem em casa de vizinhos ou parentes, além de acionar a Defesa Civil.