Presidente Kennedy teve o maior PIB per capita em 2015

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O município de Presidente Kennedy teve o maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita nacional em 2015. Já os municípios de Itapemirim e Anchieta caíram de posição, passando a ocupar o 24º e 41º lugares, respectivamente. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Presidente Kennedy, junto a outros nove municípios com os maiores índices, soma 1,3% do PIB brasileiro e apenas 0,1% da população. De acordo com o IBGE, o PIB per capita do município petrolífero, que ocupa a posição desde 2010, foi de R$ 513.134,20 naquele ano.

Entre as capitais, em 2015, São Paulo ocupou a primeira posição em termos de contribuição ao PIB do país, enquanto Palmas ficou em último lugar. Os 25 municípios com maiores PIB somavam 37,7% de participação e apenas 23,5% da população. Vitória seguiu no 2º lugar do ranking de maior PIB per capita do país, atrás apenas de Brasília.

Participação

No Brasil, 25 municípios concentram 37,7% de participação no PIB do Brasil. No sentido contrário 5545 repartem os 62,3% restantes. Este grupo dos 25 maiores PIB representam apenas 23,5% da população.

Em 2015, sete municípios (todos capitais) concentravam cerca de 25,0% do PIB do país e abrigavam 14,3% da população. Desses sete municípios, os cinco primeiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba) mantêm a mesma posição no ranking na série 2010 a 2015.

Dentre os 25 maiores PIB de fora da região Sudeste, todos são capitais. Manaus e Belém, região Norte, Salvador, Fortaleza e Recife região Nordeste, Curitiba e Porto Alegre da região sul e Brasília e Goiânia da região Centro-Oeste.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas