Prefeitura vai contratar empresa para destinação de entulho

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Está agendada para o próximo dia 27 a licitação para contratação de empresa que dará a destinação final a entulhos em Cachoeiro de Itapemirim, em aterro devidamente licenciado. A prefeitura alega que há urgência neste contrato por falta de área específica para esta operação.

Atualmente, a administração despeja os resíduos oriundos da construção civil, de ações de capina, raspagem de vias e demais rejeitos, provisoriamente, em uma área de propriedade particular na localidade de São Joaquim.

A licitação irá garantir um local regularizado pela Secretaria e Meio Ambiente, até que sejam oficializadas as áreas afins que serão ofertadas no processo em andamento de chamamento público para área de aterro.

“O aterro será usado pela prefeitura. O objetivo da contratação é garantir descarte e tratamento adequados aos materiais recolhidos em ações de limpeza, como remoção de entulho, e aos resíduos de obras diretas, aquelas feitas pelo município com mão de obra própria”, informou a prefeitura, através de nota.

A expectativa do período de chuvas também é outra justificativa da administração para contratar o serviço; considerando os eventuais casos de deslizamentos de terra ou desabamentos.

Balança

Entre as exigências junto à empresa a ser contratada, está a instalação de balança rodoviária eletrônica com capacidade mínima de 60 toneladas, com emissão de tickets com centro de pesagem líquida e bruta e aferição periódica.

Medição

A medição do serviço de destinação final ocorrerá através do peso líquido dos resíduos ingressados e pesados em balança rodoviária obrigatoriamente instalada dentro da unidade do aterro. Os resíduos deverão ser pesado na entrada e na saída e a diferença dos pesos obtidos será o peso líquido passível de medição.

O edital também determina que o peso medido deverá constar em tickets que deverão ser impressos no ato da pesagem. O somatório dos pesos líquidos aferidos em cada mês será a quantidade mensal de resíduos a serem computados na medição daquele mês.

Ainda conforme o edital, quando não houver funcionamento da balança por algum motivo, será utilizado para efeito de medição de cada carga não pesada, o peso da média calculada com base nas últimas três pesagens efetuadas daquela viagem naquele setor, correspondente ao mesmo dia da semana. A fiscalização será feita por um servidor a ser escolhido pela Secretaria de Serviços Urbanos.

 

 

 

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas