Saúde inicia segundo ciclo no uso do fumacê na cidade

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Começou nesta terça-feira (26) o segundo ciclo de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, com a utilização do carro fumacê, que volta a percorrer as ruas de Guaçuí.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio de seu Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), o serviço faz parte da campanha de prevenção, principalmente, devido ao início do verão e a intensificação das chuvas, clima propício para proliferação do mosquito.

O trabalho consiste na aplicação da substância usada para matar os mosquitos adultos, pelas localidades de Horto Florestal, Edith Castro, Balança, Manoel Alves Siqueira, Nova Guaçuí, João Ferraz de Araújo e Santa Cecília, com o serviço sendo feito entre as 18h e 22h.

Nesta quarta-feira (27), o serviço prossegue pela avenida José Alexandre, Roberto Mendes, Rua do Norte, Morro Antônio Martins e Meireles, desta vez, entre as 4h e 8h. Ainda na quarta, entre 18h e 22h, os locais atendidos serão o Tancredo Neves, São Miguel, Gumercindo da Silva Glória (Lagoa), Vale do Sol e Quincas Machado.

Na quinta-feira (28), o fumacê vai percorrer as ruas do Centro da cidade e dos distritos de São Pedro de Rates, São Tiago e São Miguel do Caparaó, entre as 4h e 8h. Depois, entre 18h e 22h, vai passar pelo bairro Cid Moreira, Antônio Francisco Moreira, Tenente Arnaldo Túlio (Rua da Palha), Vila dos Professores, Orie Schneider e Santa Cruz. Para finalizar, na sexta-feira (29), entre as 4h e 8h, estará nas localidades do Manoel Monteiro Torres, Fiat, Jurema e Cantão

A escolha dos horários se deu por ser quando o mosquito da dengue sai para se alimentar e fica exposto, caso esteja presente no ambiente, conforme a prefeitura. A Secretaria de Saúde destaca que o uso do fumacê serve apenas para combater o mosquito na sua fase adulta, que está voando no ambiente.

Dessa forma, a população precisa continuar fazendo sua parte, não deixando água acumulada em qualquer recipiente ou local (veja como se prevenir abaixo), jogando cloro em ralos e bueiros perto de suas residências, além de denunciar qualquer local que apresente um possível foco.

Armadilhas

Além do trabalho de prevenção e combate, a Secretaria Municipal de Saúde, desde 5 de fevereiro deste ano, está participando do Monitoramento Integrado M.I. Aedes, do governo federal, quando foram instaladas armadilhas MoquiTRAP.

Além de facilitar e tornar mais eficaz as atividades de monitoramento do mosquito e proporcionar melhores condições para o trabalho do agente de campo, as armadilhas visam oferecer índices de infestação durante todo o ano, com a produção de resultados semanais que são apresentados em mapas georreferenciados, fornecendo informações que servem para elaboração de ações preventivas de controle do mosquito transmissor.

Como evitar focos do mosquito

– Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água.

– Mantenha bem tampados tonéis e baldes d’água.

– Lave toda semana, com escova e sabão, tonéis e outros recipientes (como vasilhas de animais domésticos) que armazenam água.

– Lave por dentro com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa.

– Remova tudo que possa impedir da água correr pelas calhas dos telhados.

– Não deixe a água da chuva acumular sobre as lajes.

– Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.

– Se não colocar areia no pratinho dos vasos de plantas, lave-o com escova e sabão uma vez por semana.

– Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão, uma vez por semana.

– Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

– Feche bem os sacos de lixo e deixe-os longe do alcance de animais.

– Mantenha terrenos baldios e quintais limpos e não deixe lixo e entulhos acumulados nestas áreas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas