Os proprietários de imóveis localizados no município de Marataízes que quitarem o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2018, em cota única, terão desconto de até 15%. O carnê, que será entregue pelos servidores municipais em domicílio, já está sendo confeccionado pela prefeitura.
O contribuinte que não tiver condições de quitar, integralmente, o valor anual em cota única terá a opção pelo pagamento em cinco parcelas iguais e consecutivas, conforme impressas no carnê.
Para ter direito a 15% de desconto, o contribuinte precisa efetuar o pagamento do valor total do imposto até o dia 27 de março. As outras duas cotas únicas terão vencimento no dia 30 de abril e 30 de maio, garantindo descontos de 10 e 5%, respectivamente.
“O IPTU é uma das principais fontes de receita própria do município. É importante que a população de nosso município tenha ciência de que os recursos arrecadados são obrigatoriamente aplicados em saúde, educação, obras, entre outras melhorias para a população”, ressalta o prefeito Tininho Batista.
Segunda via
Mesmo não estando os carnês do IPTU/2018 prontos, a Secretaria de Finanças já disponibilizou a 2ª via do boleto, que poderá ser retirada junto ao Cadastro Imobiliário da prefeitura, que fica na avenida Rubens Rangel nº 411, no bairro Cidade Nova ou no site: www.marataizes.es.gov.br > Serviços Online.
Dívida Ativa
O secretário de Finanças, Elizeu Machado Estevão, explica que o contribuinte que não efetuou o pagamento do IPTU do exercício de 2017 e anos anteriores, já está inserido no Cadastro de Dívida Ativa Municipal (Cadim).
Informou ainda que todos os débitos inscritos em Dívida Ativa serão protestados extrajudicialmente, conforme determina a Lei Municipal 1847/2015, devendo o contribuinte regularizar sua situação antes que os procedimentos para a cobrança estejam prontos, evitando assim majoração do valor a pagar.