Na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) conclui o processo que conduz melhorias no atendimento em Soturno. As equipes que atuam no distrito participam de encontros iniciados no ano passado, quando são reunidos dicas e direcionamentos.
E a quantidade de consultas diárias vai aumentar, nos primeiros dias de fevereiro, a partir da realocação com clínico geral do programa Mais Médicos. Os profissionais atendem ali, também, parte dos moradores de Gironda.
De acordo com a coordenação da Estratégia Saúde da Família, o reposicionamento da grade garante presença maior dos profissionais, e o novo médico permitirá atendimento junto aos programas do governo federal em todos os dias, o dia todo, incluindo acompanhamento com visita domiciliar.
A reorganização e os encontros com a equipes tiveram apoio também de cartilhas, que podem ser consultadas por pacientes e até pelos profissionais na condução dos procedimentos. Entre os serviços ampliados, a Semus destaca a puericultura, que acompanha o desenvolvimento das crianças.
Outros programas também ganharam mais espaço no cronograma, como o acompanhamento dos tratamentos em hipertensão e diabetes em saúde mental e da prevenção para públicos específicos, como gestantes, idosos, homens e adolescentes.
Mais interação e vagas
Outra mudança para a próxima semana é a ampliação da odontologia, antiga reivindicação dos moradores de Soturno. A nova grade inclui diversos tipos de atendimento com dentista, de segunda a sexta.
“Com as mudanças, a prefeitura já teve condições de ampliar diversos serviços para Soturno, e outras melhorias chegam nos próximos dias. O objetivo é proporcionar à população um atendimento de acordo com cada programa de saúde. A população ganha mais opções para agendar consultas e procedimentos de acordo com suas necessidades”, afirma a secretária de Saúde, Luciara Botelho.
A população poderá, também, entrar em contato com os enfermeiros da unidade para esclarecimentos sobre o novo cronograma, que ficará disponível na recepção. E estão sendo agendas reuniões com as lideranças comunitárias, para estreitar o vínculo entre moradores e equipes de saúde.