O deputado Rodrigo Coelho (PDT) apresentou indicação ao governo do Estado para que seja criado o Programa de Lições de Primeiros Socorros na rede escolar capixaba, a chamada Lei Lucas. A iniciativa surge após a morte de um aluno por conta de asfixia mecânica ao engasgar com um pedaço de salsicha de um cachorro quente servido pelo seu colégio.
“Recentemente, fomos procurados por nossa amiga, Tatiane Monteiro, que nos trouxe a proposta da Alessandra Begalli Zamora, mãe do Lucas (vítima da asfixia), que tem peregrinado Brasil afora com a ideia de ser criada legislação a respeito do tema para minimizarmos ou evitarmos novas tragédias como essa”, disse o deputado
De acordo com ele, foi constatado que não há na rede de ensino ensinamentos junto aos profissionais de primeiros socorros. “O objetivo é a criação deste programa estadual para estimular as escolas, creches e berçários, públicos e particulares, dotando deste conhecimento todo profissional envolvido no atendimento às crianças, adolescentes e jovens”.
Coelho reforçou que a morte de Lucas poderia ter sido evitada com a aplicação rápida dos primeiros socorros, a partir na manobra de Heimlich ou de desengasgo. “Esta tragédia nos trouxe uma reflexão sobre o quanto nossas crianças estão realmente seguras nos locais que frequentam, inclusive nas escolas”.