Com o PPS e o PSB como opções de filiação, o deputado estadual Theodorico Ferraço aguarda posicionamento da cúpula nacional do DEM antes de tomar uma decisão neste período de janela partidária, que vai até o dia 6 de abril.
Segundo pessoas mais próximas do demista, que é ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, existe a possibilidade de sua esposa, a deputada federal Norma Ayub, tornar-se presidente estadual da sigla.
Neste caso, com o DEM sob o domínio da família Ferraço, o deputado poderia articular os rumos do partido, que conta com tempo de televisão considerável, em caminhos distintos aos interesses do governador Paulo Hartung (PMDB), a quem se opõe.
Atualmente, a agremiação partidária está alinhada com Hartung no estado; nacionalmente, o governador tem o convite para filiação feito pelo presidente, o deputado federal Rodrigo Maia, que também preside a Câmara dos Deputados.
O posicionamento do DEM sobre o tema deve ser anunciado em breve, uma vez que a convenção nacional aconteceu na quinta-feira (8).
Ferraço é hoje um incentivador de uma candidatura de Renato Casagrande (PSB) ao governo do Estado. Porém, nos bastidores, a informação é de que o socialista tem reavaliado sua participação no pleito. Apurações recentes apontam uma entrada sem risco pelas portas do Senado.