Após solicitação da prefeitura, foi aprovado nesta semana repasse de verba para que Cachoeiro receba nova leva de pontos de entrega voluntária (PEV), onde o morador deve depositar resíduos recicláveis. A quantidade subirá de 25 para 125 PEVs.
O repasse é na ordem de R$ 210 mil, liberados após deliberação do Conselho de Meio Ambiente local, na manhã desta quarta (7), por meio do Fundo Municipal de Defesa Ambiental, e a expectativa é de que todas os novos 100 coletores sejam instalados ao longo dos próximos 12 meses.
Entre as primeiras regiões a serem contempladas estão o distrito de Pacotuba e os bairros Coramara, Aeroporto e São Luiz Gonzaga. Em Pacotuba, o destino é a Escola Família Agrícola, e os alunos e a equipe terão acesso a uma palestra com a equipe de Educação Ambiental, sobre o uso das PEVs e o projeto Vem Reciclar.
A instalação dos pontos de coleta segue cronograma definido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente após o mapeamento conduzido pelas equipe de Controle de Resíduos Sólidos, para identificar as regiões com maior demanda de resíduos e calcular a distância ideal entre cada ponto de coleta.
Além dos PEVs, a cidade já conta com 125 bags coletores, em toda a rede de ensino municipal urbana e, também, em condomínios e empresas. As ações integram os projetos Vem Reciclar.
Atualmente, dois caminhões promovem a coleta, e montante chega a 25 toneladas de resíduos, mensalmente. Na entidade dos catadores, a Ascomirim, já são 14 associados que participam ativamente do processo, com renda mensal de R$ 1.000 por associado.
“Os avanços na coleta seletiva vão continuar na cidade, com novas iniciativas e investimentos. A população tem ajudado muito, monitorando os locais e divulgando os benefícios, por meio dos grupos comunitários, mas esse apoio precisa crescer, na medida em que novos bairros passam a integrar o projeto”, convoca o secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Louzada.