Alunos têm gratuidade no ônibus para ir a cursos na escola

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Em Cachoeiro de Itapemirim, estudantes da rede pública municipal de ensino inscritos em aulas extracurriculares do Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga, no bairro Ferroviários, têm direito à gratuidade no transporte coletivo da cidade.

O benefício é um incentivo para que os estudantes frequentem regularmente, no contraturno escolar, os cursos gratuitos oferecidos na unidade, que são os de balé, inglês, judô, capoeira, musicalização e complementação pedagógica nas disciplinas de português e matemática.

Para ter acesso ao Passe Livre, o primeiro passo é solicitar, na secretaria do Ciae, uma declaração de matrícula, com cadastro completo do aluno e da atividade na qual está inscrito, e outra informando os dias da semana em que ele precisa frequentá-la.

Depois, o estudante deverá ir, acompanhado de pai, mãe ou responsável, à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), na Ilha da Luz, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Lá, além de ambas as declarações, deverá ser apresentada a seguinte documentação: CPF, comprovante de residência atual, Carteira de Trabalho (CTPS) de todos os membros da residência maiores de 18 anos e certidão de nascimento de todos os membros que tenham até 17 anos.

Porém, se a família tiver atualizado o Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal com Número de Identificação Social (NIS), este item dispensa a documentação acima relacionada, exigindo apenas a declaração de matrícula do curso.

O passe livre é concedido, após avaliação socioeconômica realizada pela Semdes, aos alunos que possuem renda familiar mensal per capita de até um quarto do salário mínimo. São liberados, a cada um, até oito passagens por semana.

“Com a cessão de passagens, estimulamos a permanência dos alunos em atividades extracurriculares que só favorecem essas crianças e adolescentes no desempenho escolar, no desenvolvimento intelectual e de outras competências. Além disso, como ocupam o tempo livre, período em que não estão na escola, com atividades edificantes, esses alunos ficam afastados de possíveis situações de risco social”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

A secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, considera que a oferta do passe livre é um importante instrumento para consolidação da metas 6 e 7 do Plano Municipal de Educação (PME), que tratam diretamente da Educação de Tempo Integral e Qualidade da Educação, respectivamente.

“Acreditamos na parceria entre Seme e Semdes para o fortalecimento e efetivação das metas e estratégias estabelecidas em nosso PME, além da rica oportunidade da vivência entre os estudantes, com trocas de conhecimentos, favorecendo assim, o intercâmbio de saberes”, avalia.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas