A prefeitura de Cachoeiro finalizou, nesta quinta-feira (22), a campanha de arrecadação de mantimentos para as vítimas da enchente em Rio Novo do Sul, realizada no Pavilhão da Ilha da Luz. Durante a semana, cerca de 15 toneladas de materiais diversos doados pelos cachoeirenses foram encaminhados para o município vizinho.
No total, 475 pessoas se deslocaram até o pavilhão para deixar suas doações. Também foram feitas buscas de móveis e eletrodomésticos em 55 residências, totalizando 450 itens. Na próxima semana, haverá o recolhimento de doações nas últimas 65 residências que já estavam agendadas com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Dentre as doações, a Semdes contabilizou cerca de 4 toneladas de móveis e eletrodomésticos, 3,6 toneladas de roupas, 2,18 toneladas de alimentos, 1,85 tonelada de material de limpeza, 1,42 tonelada de roupas de cama, 997 litros de leite e 951 litros de água.
Para o transporte, foram utilizados dois caminhões-baú, um caminhão do Banco de Alimentos e uma van. A equipe de trabalho teve 20 servidores.
“Foi muito triste ver a cidade de Rio Novo do Sul tão afetada pela enchente, e é alentador perceber que os cachoeirenses se sensibilizaram com a situação. Esperamos que as doações sirvam como uma singela contribuição para o município se reerguer”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.
Apoio emergencial
A prefeitura de Cachoeiro também apoiou ações emergenciais em Rio Novo do Sul logo após a enchente. Máquinas e servidores de secretarias municipais como Agricultura e Interior (Semai), Gestão de Transportes (Semtra), Meio Ambiente (Semma), (Obras) e Serviços Urbanos (Semsur) foram deslocados para contribuir com a limpeza da cidade vizinha.
Além disso, assistentes sociais da Semdes ajudaram no atendimento aos desalojados, e a Defesa Civil de Cachoeiro trabalhou em conjunto com o órgão de defesa civil local na avaliação dos estragos e na elaboração de um decreto de Situação de Emergência.