Neste sábado (7), Dia Mundial da Saúde, os profissionais da Secretaria de Saúde (Semus) de Cachoeiro vão promover atendimentos diversos na praça Jerônimo Monteiro, das 8h ao meio-dia, com apoio de entidades e instituições, entre elas o Conselho Municipal de Prevenção e Políticas sobre Drogas (Comsod).
É o evento “Saúde na Praça”, que vai aproveitar a grande movimentação de pessoas no centro da cidade para dar visibilidade a projetos e ações em benefício da população e facilitar o acesso a serviços.
Quem for ao local durante as atividades poderá, por exemplo, verificar indicadores como glicemia e pressão arterial e colocar em dia o cartão de vacina. A Semus vai aplicar as doses de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e dupla (difteria e tétano) e as que previnem febre amarela e hepatite B. Para adolescentes, também serão disponibilizadas as vacinas contra HPV e meningite C – a primeira para meninas de 9 anos a menores de 15 anos e meninos de 11 a menores de 15, e a segunda para meninos e meninas de 11 anos a menores de 15.
Outra parceria durante a programação é com o Centro Universitário São Camilo, que participará com acadêmicos de Psicologia e de Enfermagem. Entre as novidades do evento estão aulão de zumba e mostra com peças do artesanato.
Palestras com os profissionais do Caps-AD, que é o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas, vão orientar sobre o perigo das drogas para a saúde física e mental. O bazar coordenado pela unidade também ficará disponível aos visitantes.
O Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) fica responsável pelos exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e encaminhar o tratamento. A saúde laboral terá atendimentos e orientações com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), Abril Verde.
“Estamos preparando atividades que ajudem o cidadão a se conscientizar mais sobre cuidados já divulgados amplamente, mas que, por motivos diversos, demoram a ser colocados em prática. A prevenção é o melhor modo de evitar doenças que colocam em risco o indivíduo e pessoas próximas”, alerta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.