A senadora Rose de Freitas deixa o MDB e se filia ao Podemos. O anúncio foi feito no fim da tarde deste sábado (7). O objetivo da parlamentar é viabilizar a sua futura candidatura ao governo do Estado.
Rose de Freitas teria manifestado a intenção de disputar candidatura na convenção do MDB, considerando a possibilidade do governador Paulo Hartung tentar a reeleição.
Liderança também importante dos quadros emedebista, ela pertencia à uma linha política divergente a do atual governador. O que pesou sua saída, segunda a senadora, foi a afirmativa do presidente interino do MDB, Romero Jucá, de que Hartung é o candidato ao governo.
“Na procura de espaço democrático e livre de influências de grupos de poder e máquinas administrativas, decidi pluralizar o debate sobre o processo eleitoral desfiliando-me do MDB, com sentimento de profunda tristeza e incômodo”, disse, através de nota enviada à imprensa.
Tempo de casa
Rose teve sua filiação no MDB na década de 1970 e consquistou a primeira eleição na sigla em 1982, para a Assembleia Legislativa.
Em 1988, já como deputada federal, foi uma das constituintes. Deixou o partido somente uma vez, indo para o PSDB no início da década de 1990. Em 2006, foi reeleita na Câmara dos Deputados já pelo PMDB.