Governador abre a Exposul Rural em Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
C2CA347D-8ED2-497A-BC0A-61EB10592C5F

A Exposul Rural, maior feira do setor agro da região sul, teve início no fim da tarde desta quarta-feira (11) no parque de exposições, em Cachoeiro de Itapemirim. A cerimônia contou com a presença do governador Paulo Hartung (MDB) e demais lideranças políticas e empresariais do estado.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Wesley Mendes, neste ano houve maior adesão do municípios. Na edição de 2017, sete municípios expuseram seus produtos e 25 participaram. Neste ano, mais de 10 estão com estandes e 30 participam.

As prefeituras representadas na feira são as de Anchieta, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Vargem Alta, Jerônimo Monteiro e Venda Nova do Imigrante. Também participam empresas, cooperativas, associações, escolas nos cerca de 100 estandes instalados.

Wesley Mendes – presidente do Sindicato Rural

“A proposta da Exposul Rural é reunir os agricultores da região sul e proporcionar um ambiente para o diálogo. Vemos um feira consolidada, capaz de crescer em qualidade”, disse Wesley.

O prefeito Victor Coelho (PSB) disse estar honrado por ver Cachoeiro de Itapemirim sediar a Exposul e que a presença do governador a engrandece.

“O evento é de todo o sul do estado; temos que pensar voltados para a coletividade. Na primeira edição, foram negociados na feira cerca de R$ 2 milhões e, neste ano, certamente bateremos esta marca”, avaliou.

O governador destacou a importância da feira e também sublinhou o crescimento do evento de uma edição para a outra.

“É visível o aumento da adesão dos municípios à feira. Caso seja mantida esta evolução a cada ano, a feira ganhará abrangência estadual e, até mesmo, nacional”, acredita.

Projeto
O governo do Estado elaborou projeto de lei que institui regulamentação específica para as agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem animal. Com isso, em torno de 600 empreendimentos em todo o Estado terão a oportunidade de sair da informalidade e ampliar o mercado. O documento segue para Assembleia Legislativa onde será analisado pelos deputados estaduais.

Feira
Serão, ao todo, mais de 50 atividades, todas gratuitas e abertas ao público envolvido no setor agro e, também, à população em geral. Minicursos, palestras, workshops, comercialização de artesanato, concursos e competições, shows musicais e apresentações folclóricas estão entre as atrações.

Os demais municípios da região Sul também vão participar com caravanas.
A Exposição Agropecuária será uma atração à parte para os visitantes. A programação inclui competição de hipismo, concurso leiteiro, apresentação e comercialização de animais e fazendinha para a criançada se divertir em passeios de pônei e minivaca.

A ExpoSul Rural abrirá, ainda, espaço para ações educativas. Uma Feira Escolar acontecerá durante o evento, com a participarão de dez escolas da rede municipal cachoeirense, envolvendo mais de 100 alunos, os quais apresentarão trabalhos científicos em oito estandes.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova