A ExpoSul Rural inova mais uma vez. Na tarde de sexta-feira (13), será realizado um encontro para homenagear os principais produtores de cafés especiais dos municípios do sul capixaba e um bate-papo para troca de experiências, com a participação de entidades como a Cafesul, o Incaper e o Ifes de Alegre e Venda Nova do Imigrante.
O encontro traz uma novidade: a presença de alguns compradores de cafés da região. O momento será apresentado pela jornalista Kátia Quedevez e Gilson Tófano, gerente regional do Incaper (Sul e Caparaó).
O encontro pretende promover uma troca de experiências entre produtores, entidades técnicas e compradores regionais.
“A região sul capixaba é terra de cafés muito especiais. Alguns produtores tanto de arábica quanto de conilon já colhem bons resultados por optar pelos grãos especiais, mas ainda há muito o que caminhar em busca pela qualidade, principalmente do robusta. Acreditamos que essa mistura de realidades, dentro de um momento especial da ExpoSul Rural, poderá promover um debate rico para todos”, afirma Robertson Valladão, secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro de Itapemirim.
Os produtores destaques dos municípios de Alegre, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Vargem Alta e Venda Nova receberão homenagens pelo trabalho voltado ao cultivo dos cafés de qualidade. Produtores da Cafesul também serão homenageados.
Neste ano, a plateia do talk show de cafés especiais (em sua primeira edição) será composta por produtores, entidades e compradores regionais. A proposta para 2019 é que compradores de todo o país estejam presentes para conhecer pessoalmente os produtores e provarem os grãos de arábica e conilon de toda a região. Em 2020, o plano é receber compradores internacionais.
“Esse ano será um laboratório, mas sabemos do potencial desta iniciativa. Temos certeza de que teremos um grande encontro”, sinaliza otimista Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim.
Talk Show
Talk show é um gênero descontraído de apresentação sugerido ou moderado por um ou mais apresentadores. Normalmente os convidados são pessoas que têm experiência em relação ao assunto que está sendo tratado. Neste modelo, todo o público pode perguntar. Opõe-se à palestra, seminário, debate, congresso e workshop.