Corre pelos bastidores da política nacional de que o ex-ministro do Supremo Tribuna Federal (STF), Joaquim Barbosa (PSB), pode escolher o governador Paulo Hartung (MDB) para elaborar o seu plano de governo, caso ele decida disputar a presidência da República.
A notícia foi dada pelo jornalista Fábio Alves, do Estadão. Segundo a informação, a escolha de Hartung seria pra amenizar a imagem da possível candidatura de Barbosa, vista pelo mercado financeiro como alinhada à esquerda.
O jornalista disse ter obtido a informação de um renomado economista brasileiro. Segundo ele, Hartung é amplamente conhecido como um político de perfil fiscalista.
Elogio
Em setembro de 2017, Joaquim Barbosa incluiu o nome de Paulo Hartung entre os três homens que chamaram sua atenção, ao longo de toda sua carreira; os outros dois são José Bonifácio e Getúlio Vargas. À época, ele considerava que o governador do Espírito Santo seria ideal para compor uma eventual chapa para o pleito deste ano.
“Ele me chamou a atenção no pouco contato que tivemos. Foram, no máximo, três encontros no Supremo. Era o único que me procurava para falar de temas que interessavam ao Estado dele, como a organização da defensoria pública. A maioria só ia em busca de aval para burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal”.