Saúde inicia novo projeto para prevenção de doenças crônicas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Já está em andamento em comunidades de Cachoeiro o projeto para combater, por meio da atividade física, os casos de Doença e Agravo Não Transmissível (Dant). A intenção da prefeitura é estimular a vida saudável por meio de profissionais adicionados às unidades de saúde.

Com o sedentarismo e a rotina estressante, cresce a incidência dos fatores de risco que podem gerar esses tipos de doença. As causas são, por exemplo, tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, obesidade, ingestão insuficiente de vegetais e as dislipidemias, distúrbios gerados, principalmente, por consumo excessivo de gorduras saturadas de origem animal.

Esse tipo de problema tem crescido em todo o mundo e estimulou em Cachoeiro a criação do Saúde em Movimento, projeto conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família.

Profissionais da própria rede, como fisioterapeutas e educadores físicos, são redirecionados e passam a atuar nos bairros, junto às equipes, com programação de prevenção. Os principais alvos são hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

“As atividades são coletivas em sua maioria, como alongamento e caminhada. Gradativamente, vamos estimulando hábitos saudáveis, pois, sabemos, a melhoria na qualidade de vida é uma das melhores formas da pessoa combater o aparecimento desses graves riscos à saúde e à vida”, avalia a gerente de Programas de Saúde, Marusca Mesquita.

De acordo com a Semus, a intenção é continuar ampliando o Saúde em Movimento para mais comunidades. Nos últimos 60 dias, desde a criação, já passaram a fazer parte do cronograma os bairros Paraíso, Gilson Carone, Elpídio Volpini (Valão) e Coramara.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas