Floresta de Pacotuba recebe monitoramento contra febre amarela

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Equipes da prefeitura de Cachoeiro promoveram nesta semana etapa de monitoramento de mosquitos, durante visita à Floresta Nacional (Flona) do distrito de Pacotuba. Foram coletados mosquitos culicídeos, possíveis vetores da Febre Amarela Silvestre.

O trabalho na região é coordenado pelos técnicos da Unidade de Vigilância em Zoonoses, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Para coletar os insetos, os técnicos foram previamente capacitados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Foi usada a puçá, uma peneira de malhas, para a coleta manual e armadilhas luminosas do tipo CDC, que fica por quatro horas no interior da floresta.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da prefeitura, Fábio Gava, a floresta foi escolhida, principalmente, por ser remanescente de Mata Atlântica no município, com grande biodiversidade.

“Essa rica biodiversidade traz maior gama de possibilidades e de respostas nessa pesquisa. Um exemplo é a presença do macaco bugio, também conhecido como barbado ou guariba, que é espécie sentinela no enfrentamento à febre amarela, pois é vítima da doença assim como o homem, de modo parecido”, explica.

Os insetos coletados foram enviados para o Núcleo Entomológico do Espírito Santo, onde serão examinados para averiguação da presença do vírus.

O monitoramento possibilita a detecção precoce da circulação do vírus em ambiente silvestre. Desde o ano passado, 20 amostras de primatas não-humanos foram coletadas no município e enviadas para análise no Laboratório Central.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas