Oficinas ambientais infantis são destaques no Cine.Ema

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Tomar banho de rio, colher frutos direto das árvores, observar o crescimento das plantas e dos animais. Será que as gerações futuras saberão o que é isso? Se depender dos capixabas, a resposta é sim! Chamar a atenção das crianças para a importância da preservação do meio ambiente é o que propõe a organização do Festival de Cinema Ambiental (Cine.Ema), que acontece no próximo mês de junho, em Burarama, Cachoeiro de Itapemirim.

Durante o festival, as crianças também terão um espaço só para elas: o Cine.Eminha. Além das exibições de filmes infantis voltados à educação ambiental, também poderão participar de atividades gratuitas, com foco na sustentabilidade. No cronograma estão palestras, oficinas de pintura e até musical MPB só para os baixinhos.

O fotógrafo Leonardo Merçon, um dos organizadores do evento, explica que os objetivos do Cine.Eminha vão além das tarefas realizadas durante os dias de evento.

“O que nós queremos é criar oficinas que, de forma lúdica, possam beneficiar as crianças. No ‘papo nique’, por exemplo, nós conversamos com as crianças, e deixamos sugestões de atividades que elas poderão desenvolver com o passar do tempo. Queremos deixar algo que elas possam fazer quando formos embora da cidade, como o plantio de árvores, que é uma tarefa que elas podem realizar ao longo da vida”, comenta.

Ele esclarece ainda que as atividades desenvolvidas durante as oficinas podem se reverter em projetos e até profissões durante a vida adulta dos participantes. Como exemplo, ele cita as oficinas de vídeos ambientais, desenvolvidas nas primeiras edições do festival.

“Nas oficinas de vídeo, por exemplo, temos pessoas que participam desde a primeira edição do festival. Fazemos vídeos ambientais para o YouTube, e a gente percebe que quem participa consegue fazer composições bem complexas, com grande quantidade de efeitos. É uma grande oportunidade para o desenvolvimento de talentos. As crianças começam fazendo isso como hobby, e depois podem até seguir uma profissão nessa área”, afirma Merçon.

O Cine.Ema

Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo será realizado de 05 a 09 de junho, na Praça José Gava, em Burarama. Mas, para a criançada, a programação já conta com atividades para o fim deste mês de maio. No dia 30, o fotógrafo Leonardo Merçon ministra palestra sobre o meio ambiente, no Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento será realizado das 14h às 17horas, com mostra de cinema.

Vale lembrar que toda a programação do Cine.Ema e Cine.Eminha é gratuita.

Confira tudo o que vai rolar no Cine.Eminha

CINE.EMINHA NO TEATRO
PALESTRA + MOSTRA
Mostra de cinema e palestra sobre o meio ambiente
Com Léo Merçon (Vitória)
30 de maio | quarta-feira | 14h às 17h | Teatro Rubem Braga

OFICINA DE PINTURA CRIATIVA
Tirando bichos da cabeça
Com Fernanda Fassarella (Burarama)
05 a 08 de Junho | terça a sexta | 8h às 11h | Escola Hysen Darcy Perim

CINE.EMINHA NA ESCOLA
TEATRO + MOSTRA
Peça “O Guardião do Rio”
Com Grupo Gota pó e poeira (Guaçuí)
08 de junho | sexta-feira | 9h | Escola Wilson Resende

PAPO NIQUE
Aniversário da árvore Cine.Ema com teatro
Peça “A árvore que fugiu do quintal”
Com Grupo Gota pó e poeira (Guaçuí)
09 de junho | sábado | 16h | Quintal da Dona Alair

CINE.EMINHA NA PRAÇA
MÚSICA + MOSTRA
MPB para as crianças
Com a banda No seu abracinho (Vitória)
09 de junho | sábado | 17h | Praça José Gava

 

O PROJETO

Inspirado na Pedra da Ema, ícone natural e paisagístico de Burarama, o “Cine.Ema” é o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo realizado desde 2015 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. O evento realiza atividades paralelas de educação ambiental que relacionem a ruralidade do distrito de Burarama, que é considerada a principal rota agroturística de Cachoeiro de Itapemirim, ao sul do estado.

Em suas primeiras edições (2015 e 2016), além das mostras audiovisuais que relacionam cinema ambiental em obras de ficção, animação e documentário, o Cine.Ema realizou atividades como a “Farmácia ecológica”, a “Olimpíada Água em Jogo” (em parceria com a ANA), o “Papo Nique” (pique nique com bate-papo com profissionais da área da ecologia e meio ambiente), trilhas guiadas na mata, plantio de mudas, cortejos culturais, oficinas de cinema ambiental, seminário de educação ambiental para professores, dentre outras atividades com foco na educação ambiental.

Valendo-se do cinema como um grande condutor nessa aventura fantasiosa de descobertas e resgates, em 2018 apresentamos pela primeira vez a Mostra Cine.Eminha, com filmes de temática ambiental para o público infantil. Além de oficinas, teatro de fantoches com o Grupo Gota, Pó e Poeira e show com a banda No Seu Abracinho que também compõem a programação do evento.

Os filmes premiados na mostra competitiva audiovisual recebem o troféu “Sino” de melhor produção e participam da programação do festival. Shows musicais de grupos locais e regionais integram as atividades do evento.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas