Cachoeiro: escolas levarão cultura de países da Copa para desfile

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

“Todos juntos na mesma emoção” é o tema do desfile cívico escolar do Dia de Cachoeiro realizado nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30, na Linha Vermelha, na altura do Museu Ferroviário Domingos Lage.

As cinco escolas municipais que participam do evento vão levar para a avenida um pouco dos países de várias regiões do globo, participantes da Copa do Mundo 2018. Por isso mesmo, cada unidade de ensino resgatou peculiaridades de alguns deles e desenvolveu um trabalho didático com os estudantes em sala de aula. O ponto alto desse percurso será marcado pelo desfile, que, segundo os gestores, está sendo preparado com capricho.

Esta semana foi de acerto dos últimos detalhes e ensaios com os alunos para a apresentação, um dos eventos mais tradicionais e aguardados da programação da festa da cidade.

“O tema foi pensado com muito carinho, para que a sociedade sinta prazer em sempre prestigiar nosso desfile. Teremos ainda uma bela homenagem a Raul Sampaio Cocco, uma das figuras mais ilustres do nosso município”, antecipa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

A parte musical do desfile ficará a cargo dos alunos do Centro Integrado de Atividades Educacionais Newton Braga, Banda Marcial “Samuel Malheiros” da escola Domingos Ubaldo Ribeiro e a Fanfarra Wilson Rezende, mais conhecida como a Banda do Liceu.

Também participam do evento o Tiro de Guerra, o Corpo de Bombeiros, o grupo Vem Dançar, a Apae, Escoteiros, Demolay, Desperta Débora, a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal, com os projetos Guarda Mirim, Ronda Prevenção Escolar (Rope) e Ronda Apoio a Família (Rafa).

Nas escolas, o clima entre os alunos é de expectativa. “O envolvimento da comunidade está muito grande, e as roupas, lindíssimas”, conta a gestora da “Aurora Estellita Herkenhoff”, Rita de Cássia Frade Paganini.

Confira o que cada escola vai apresentar no desfile

“Aurora Estellita Herkenhoff” (Aquidaban) – A escola de tempo integral levará elementos das culturas e sociedades asiáticas para a Linha Vermelha: especiarias iranianas, o hábito de contar a idade cronológica desde a gestação, as burcas, o Alcorão e os desenhos animados orientais serão lembradas durante a apresentação, que também vai fazer uma homenagem aos 50 anos da unidade de ensino.

“Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende” (Paraíso) – Vai representar a Europa Oriental, abordando peculiaridades de três países. A Polônia será representada pela história de Nicolau Copérnico, responsável pela teoria heliocêntrica e personalidade que influenciou não apenas a astronomia, mas também as áreas jurídicas, a matemática e a medicina. Além disso, haverá menções à Sérvia, que é conhecida pelo número de mosteiros, e à Croácia, que é a terra da raça de cachorro Dálmata.

“Professora Gércia Ferreira Guimarães” (Rubem Braga) – Será a responsável por representar o Egito e suas pirâmides, a Tunísia e seus mosaicos e os casamentos marroquinos.

“Julieta Deps Tallon” (Zumbi) – A cultura de países latino-americanos como a Argentina, México, Uruguai, Peru, Colômbia e Costa Rica serão lembradas por meio de alas de tango, personagens do Chaves, o trânsito humanizado, os incas e a alegria, respectivamente.

“Dr. Pedro Estellita Herkenhoff” (BNH) – França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Islândia, Bélgica e Dinamarca são os países da Europa Ocidental que serão homenageados pela escola. A literatura e pontos turísticos dessa parte do mundo terão lugar especial no desfile.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas