O vice-governador César Colnago está a caminho de Brasília na manhã desta quarta-feira (25) para conversar com a direção nacional do PSDB, no intuito de reconduzir o apoio dos tucanos à possível candidatura à reeleição do governador Paulo Hartung (MDB). César é o presidente estadual da sigla.
As articulações, até então, estavam a cargo do senador Ricardo Ferraço, que optou por levar o partido para as bases do ex-governador Renato Casagrande (PSB), inclusive quando Colnago tentava se firmar como candidato ao governo do grupo governista.
“Eu havia delegado a Ricardo esta autonomia para articular o melhor cenário para a pré-candidatura dele ao Senado; respeitando, inclusive, a sua manutenção na disputa majoritária. Porém, com o retorno do governador no processo eleitoral, as coisas mudam. Acredito que haverá êxito no fato do PSDB voltar para a base de apoio de Hartung”.
Base
Há duas semanas, o governador Paulo Hartung anunciou que não concorreria as eleições deste ano, mesmo com a legislação lhe garantindo o direito a tentar a reeleição. O posicionamento acarretou no desmoronamento de sua base política, com partidos ‘abraçando’ o PSB, de Casagrande, e o Podemos, da senadora Rose de Freitas – também pré-candidata ao governo.
Decidir ser candidato, seria a única solução para Hartung reunir o grupo. E essa sinalização, embora ainda não seja oficial, aconteceu na manhã de ontem em encontro com representantes de partidos aliados.