Os mais de cinco mil moradores do Otílio Roncete, residencial entregue em Cachoeiro em junho, pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida, terão acesso a serviços gratuitos de saúde no próprio condomínio, nesta quarta-feira (15).
Os atendimentos serão oferecidos pela manhã, a partir das 8h, pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Gilson Carone (onde as moradias estão localizadas), com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias). A iniciativa faz parte do projeto Saúde em Movimento, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
A programação inclui aferição de pressão arterial e glicemia capilar, vacinação contra sarampo e poliomielite (para crianças de 1 a menores de 5 anos de idade), coleta de exame de sangue para detecção de HIV, sífilis e hepatite B e C (com a obrigatoriedade da apresentação do cartão do SUS).
“Haverá, ainda, atendimento com psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista, além de aula de atividade física laboral. A maioria dos serviços que levaremos ao Otílio Roncete têm foco na promoção da saúde e prevenção de doenças”, destaca Marcia Passabom, subsecretária de Atenção Primária da Semus.
Prevenção
Lançado no primeiro semestre deste ano, o projeto Saúde em Movimento vai a diferentes comunidades de Cachoeiro para combater, por meio de oferta de atividade física, os casos de Doença e Agravo Não Transmissível (Dant), estimulando, portanto, a vida saudável.
A iniciativa é conduzida, em unidades de saúde, pelas equipes de ESF, com suporte de profissionais da própria rede, como fisioterapeutas e educadores físicos. Os principais alvos são hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.