Inclusão das pessoas com deficiência ganha destaque em setembro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
inclusão social

Jogos esportivos, mobilização de empresas, oficinas e apresentações artísticas e culturais prometem chamar a atenção da sociedade cachoeirense para a inclusão social, a garantia de direitos e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, durante a campanha Setembro Verde, que começa já na próxima semana.

A abertura oficial será na segunda-feira (27), em sessão de homenagens na Câmara Municipal, a partir das 13h. No dia seguinte, terça (28), haverá mobilização pelas ruas do Centro, solicitando apoio ao comércio e instituições à campanha, por meio de decoração especial ou afixação de adesivos alusivos ao tema nas vitrines.

Do dia 3 de setembro em diante, várias ações serão desenvolvidas com foco no esclarecimento da população quanto à necessidade de se combater o preconceito e de se romper as barreiras no acesso da pessoa com deficiência à educação, à saúde, ao trabalho, à cultura, ao lazer, o que é fundamental para a promoção da igualdade.

Várias das ações serão realizadas na Apae, em escolas municipais e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em que o trabalho de inclusão já é realidade. Além da Secretaria Municipal de Educação, também apoiam a iniciativa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Câmara Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A organização é da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

“É uma forma de falarmos sobre a importância da inclusão social e da responsabilidade de cada um nesse processo, que deve envolver toda a sociedade. No acesso ao comércio, por exemplo, muitos deles relatam que gostam de sair e fazer compras, mas reclamam da acessibilidade das lojas, embora existam aquelas que se preocupam com o fato. Então, é uma questão que traz desafios para toda a sociedade”, conta a coordenadora de projetos da Apae e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Claudia da Silva Costa Araujo.

Cachoeiro é primeira cidade capixaba a ter campanha instituída por lei.

A campanha surgiu em 2015 e foi instituída pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes/SP), em parceria com a Apae de Valinhos (SP), com o objetivo de tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência no estado de São Paulo.

Em Cachoeiro, a preocupação em marcar as discussões sobre inclusão com ações especiais, chamando a atenção de toda a sociedade para o tema, começou em 2017. A Apae do município aderiu à campanha, incentivada pela Federação Estadual das Apaes do Estado do Espírito Santo, e levou a proposta à Câmara Municipal, que aprovou a Lei nº 7517/2017, instituindo a campanha no município, a ser realizada no mês de setembro.

Confira a programação!

27/08 – Abertura oficial da campanha em sessão de homenagens na Câmara Municipal, às 13 h.

28/08 – Mobilização de adesão à campanha no centro da cidade no comércio e instituições. Saída em frente ao Shopping Cachoeiro às 8h00

03/09 – Jogos Cooperativos com usuários da APAE e alunos da Rede Pública, no ginásio da APAE.
Horário: 9h – APAE x EMEB “Jenny Guardia”
Horário: 13h30 – APAE x EEEF “Rotary”

06/09 – Desfile Cívico, no bairro São Geraldo (saindo da APAE), às 8 h.

12/09 – Jogos Cooperativos com usuários da APAE e alunos da Rede Pública, na quadra da EMEB “Jeny Guardia”, às 9h
Jogos Cooperativos com usuários da APAE e alunos da Rede Pública, na quadra da EEEF “Rotary”, às 13h30.

14/09 – Oficinas/apresentações sobre a inclusão da pessoa com deficiência promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes , no CRAS do Jardim Itapemirim, às 13h30.

17/09 – Mobilização para inclusão ao mercado do trabalho, com visitas a empresas parceiras.

24/09 – Mobilização para Inclusão e o acesso da Pessoa com Deficiência às Universidades, com visita a São Camilo, Multivix e Ifes.

25/09 a 28/09 – Exposição e vendas de artesanato confeccionado pelos usuários nas Oficinas da APAE, no Shopping Sul, das 9h às 17h.

24/09 a 28/09 – Mobilização escolar sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, em todas as Escolas Municipais de Ensino Básico com o Tema: “O ser surdo – Comunidade Surdos” promovido pela Secretaria Municipal de Educação – SEME, para alunos, pais, professores e demais servidores.

27/09 – Seminário Inclusão da Pessoa com Deficiência promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, no CRAS do Jardim Itapemirim, em horário a confirmar

30/09 – Manhã de Ação Social e Lazer, no Pavilhão da Ilha da Luz, das 8h às 12h.
Ações: Atividades físicas, apresentações artísticas e culturais, informação dos serviços de assistência social, saúde, educação, atendimento jurídico.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova