A prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), lançou editais de chamamento público para a execução de projetos e apresentações artísticas em dois eventos a serem realizados em outubro no município: o VII Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim (Facci) e a Semana da Criança 2018. As inscrições para artistas e grupos culturais vão até 12 de setembro, no caso da Semana da Criança, e 16 de setembro, para o Facci.
O VII Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro será realizado de 24 a 28 de outubro, com apresentações no Teatro Municipal Rubem Braga, na praça Jerônimo Monteiro, na Praça de Fátima e em outros espaços alternativos. Assim, o edital visa preencher a programação levando em conta as categorias Teatro de Palco, Teatro de Rua, Dança de Palco, Dança de Rua, Mostra Paralela para Espaços Alternativos e Teatro Lambe Lambe.
Já a Semana da Criança 2018 acontecerá na Praça de Fátima, de 12 a 14 de outubro, com atividades diversas para o público infantil. As propostas artísticas deverão ser direcionadas às modalidades Contação de Histórias, Teatro Infantojuvenil/Teatro de Animação e Cosplayers/Personagens Vivos.
A inscrição no Facci é aberta a grupos e artistas de todo o Brasil, e deve ser feita por mensagem de e-mail para o endereço eletrônico semcult.editais@gmail.com. A Semana da Criança, por sua vez, é restrita a propostas da região Sul do Espírito Santo, e a documentação para se inscrever deve ser entregue na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), que funciona na rua 25 de Março, Centro, em frente ao Shopping Cachoeiro, das 9h às 17h.
Os editais com todas as indicações de documentação necessária, ficha de inscrição, critérios de avaliação, cachê dos artistas, entre outros, estão disponíveis na página da Semcult no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), na aba “Editais”.
“São dois eventos que estamos preparando com muito carinho para o público cachoeirense e que também contribuirão para incentivar a produção artística local, inclusive por meio do intercâmbio com grupos de fora do município. Os editais ajudam a compor a programação de maneira mais transparente e aberta, elevando ainda mais a qualidade”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.