A vitória do vereador Alexon Cipriano (Pros) para a presidência da Câmara de Cachoeiro de Itapemirim teve dois edis como os ‘fiéis da balança’: Allan Ferreira (PRB) e Alexandre de Itaoca (DEM). Isso, pelo fato de seus partidos terem os orientado a votar na chapa encabeçada por Braz Zagotto (SD), que perdeu por 10 a 9 votos, tendo a ‘vantagem’ do empate já que a idade é critério nestes casos.
A eleição aconteceu no início da tarde desta terça-feira (4). Nos bastidores, a informação é que Alexon era o nome apoiado pelo governo, embora ainda não haja nenhuma posição oficial do palácio Bernardino Monteiro, neste sentido.
“Não tive reunião com o governo, até porque cheguei ontem (3) do norte do estado. O prefeito não me impôs nada, votei consciente. Não segui a orientação do partido porque a decisão é minha, fui conforme os meus critérios; não pode haver pressão”, explicou o vereador Allan Ferreira.
No diretório municipal do PRB, a notícia do voto contrário de Allan não caiu bem. Para o presidente local da sigla, Alexandre de Castro, houve uma “quebra de confiança”. “No entanto, ainda não há nenhuma decisão a respeito. Porém, vamos reunir o diretório para tratar do assunto”.
“Se desagradei, peço desculpas”
Alexandre de Itaoca chegou a articular candidatura própria a presidente da Mesa da Diretora, porém diz que não teve apoio de seu partido. “Ninguém me ligou. Só recebi uma mensagem de (deputado estadual Theodorico) Ferraço explicando que, devido ao processo eleitoral, precisava do apoio de todos. Eu compreende e continuo junto com ele”.
Apesar da “chateação” pela falta de sustentação do DEM no momento citado, este não fora a razão para descumprir a orientação do partido de votar na chapa liderada pelo vereador Braz Zagotto.
“A orientação chegou era quase 12h. Por que não fizeram antes, logo que eu retirei a candidatura? A esta altura, eu já tinha dado a palavra a Alexon. Se desagradei, peço desculpas e estou à disposição de qualquer medida que tomarem a meu respeito”. A reportagem tentou contato com o diretório municipal do DEM, mas não obteve sucesso.
Composição
A composição da Mesa Diretora ficou da seguinte forma: Alexon Cipriano – presidente; Ely Escarpini (PV) – vice; Elias Carlos Miranda (PDT) – 1º secretário e Silvinho Coelho (PRP) – 2º secretário.
Confira abaixo os documentos com a orientação de voto do DEM e PRB: