A ordem de serviço para a reforma do viaduto da rua Dr. Raulino de Oliveira, sobre a rua Estrela do Norte, na área central de Cachoeiro, foi assinada na tarde desta quarta-feira (5) pela Secretaria Municipal de Obras (Semo). Os trabalhos da construtora licitada terão início na próxima semana, com prazo previsto de conclusão de 90 dias.
O objetivo principal da reforma, com valor de R$ 70.037,99, é restaurar os pilares de sustentação do viaduto, que estão deteriorados, em parte. O trabalho contempla também melhorias em pavimentação, na iluminação e nas calçadas, substituição do parapeito por estruturas mais modernas e seguras, troca de taludes e pintura.
Após a reforma, deverão ser realizadas ações de requalificação urbanística do entorno, seguindo projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb). A proposta é que o viaduto seja batizado como “Viaduto do Agulha”, em homenagem a Luiz “Agulha” Gonzaga Martins Siqueira, carismática figura popular de Cachoeiro, falecida em 2015, que vivia naquela região.
“É uma obra necessária para a manutenção estrutural do viaduto, mas as intervenções previstas também contribuirão para a revitalização urbanística, paisagística e ambiental de um espaço localizado na área central, tornando-o um ambiente mais agradável para a cidade”, destaca o secretário municipal de Obras, José Santiago de Lima.
Programa de Investimentos
A reforma do viaduto é um dos projetos inclusos no Programa de Investimentos da prefeitura de Cachoeiro para 2018 e 2019. O município prevê a aplicação de R$ 55 milhões com recursos próprios nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, agricultura, cultura, turismo, esporte e lazer.