Vereador recupera projeto que destrava abertura de novas empresas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Cerca de 20 processos relacionados à abertura de novas empresas em Cachoeiro de Itapemirim, que estavam parados na prefeitura, podem, enfim, seguir a tramitação rumo à criação de novos postos de trabalho no município. A afirmação é do vereador Delandi Macedo (PSC), líder do governo na Casa de Leis, que conseguiu o resgate do projeto de lei referente a revisões junto ao Plano Diretor Municipal (PDM), que fora devolvido ao governo, e também a sua aprovação no plenário na última sessão.

Uma série de leis aprovadas alterando o PDM foi contestada pelo Ministério Público devido à falta de audiências públicas antes da apreciação do plenário e a recomendação era para resolver essas pendências. “Com isso, as empresas não podiam fazer licenciamento e vários projetos ficaram parados nas Secretarias de Desenvolvimento Urbano e na de Meio Ambiente.

 

Leia também:

Revisão do PDM vai custar mais de R$ 340 mil a Cachoeiro

 

De acordo com Delandi, a prefeitura corrigiu os pontos solicitados; porém a matéria recebeu parecer contrário da Procuradoria da Câmara Municipal e também da Comissão de Constituição e Justiça, o que levou o projeto a ser devolvido ao executivo. A alegação é de que o legislativo, e não apenas o governo, deve realizar a audiência pública.

O vereador conseguiu aprovação da maioria para reverter a devolução da matéria à prefeitura, assim como o indeferimento da CCJ. “O nosso entendimento é que não há necessidade da Câmara Municipal também realizar a audiência pública, uma vez que a prefeitura já realizou, inclusive com a participação do Ministério Público. Temos que focar na liberação das licenças para que o município possa também gerar mais empregos para a população”.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Cachoeiro teve déficit de 84 empregos com carteira assinada. Já de janeiro a agosto, foram 384 e nos últimos 12 meses, 1.036 postos de trabalho com carteira de trabalho assinada se perderam.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Vintage Burger: o melhor estilo para a sua fome 

Não é de hoje que o mercado de hambúrguer artesanal cresce consideravelmente no Brasil. E