Candidata quer fundo específico para valorização do magistério

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Criação de um fundo próprio para o pagamento do salário do magistério. Esta é uma das propostas da candidata a deputada federal, advogada Fayda Belo (PP). Além da valorização dos educadores, ela pretende atuar para a implantação da unificação das grades curriculares do ensino superior.

Atualmente, o recurso que garante os vencimentos do magistério consta no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

No entanto, a verba deste fundo também é utilizada para manter todas as etapas da Educação Básica – desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Apesar do Fundeb ter se constituído como um importante avanço na busca da melhoria da educação brasileira, necessitamos da criação de um fundo específico para a valorização do profissional do magistério da educação básica”, acredita Fayda.

A progressista também tem proposta garantir as oportunidades iguais para todos os alunos da educação superior. “Entendemos que a unificação das grades curriculares do ensino superior trará equidade ao processo educacional, ao passo que também proporcionará a certeza de que, em qualquer parte do Brasil, o aluno poderá continuar cursando a sua graduação sem maiores percalços”.

Atuante na área do direito criminal, Fayda Belo diz que é necessário maior rigor na legislação que combate a violência contra mulher. Segundo ela, os agressores não são condenados ao regime fechado, o que mantém a vítima vulnerável. “É pena para este tipo de crime deve ser ampliada para que o agressor cumpra a condenação dentro da cadeia. Do jeito que funciona hoje, o efeito é reverso e completamente desfavorável à mulher que sofre agressões”.

Fayda é de Cachoeiro de Itapemirim e é organizadora do Ecad (Encontro Capixaba de Direito), que reúne mais de 2 mil alunos de todas as partes do Brasil e oportuniza os acadêmicos de direito e profissionais do ramo a se atualizarem sobre os temas recorrentes ao ordenamento jurídico brasileiro.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas