A partir desta segunda-feira (1) o Hospital Evangélico (Heci) e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI) se pintam de rosa para discutir e alertar as mulheres sobre a importância de um diagnóstico precoce para detectar logo o câncer de mama.
É a campanha Outubro Rosa, que todos os anos promove eventos para chamar a atenção da população para a causa desse tipo de patologia, que é o segundo mais incidente em mulheres em todo o país.
De acordo com a médica oncologista Sabina Aleixo, a programação do “Outubro Rosa” oficialmente começa no dia 5 de outubro com o lançamento do projeto “Estrelas do GAPCCI” que reúne nove profissionais da fotografia numa grande exposição de nossas pacientes.
“No dia 11, teremos a tradicional Caminhada Outubro Rosa, saindo às 8h da praça de Fátima, pintando o centro da cidade de rosa, como fazemos todos os anos”, disse. No dia 18, a organização promove capacitação com o tema “Prevenção e manejo do paciente oncológico na APS”. Será no Hotel Bristol e as vagas são limitadas. Inscrições através do e-mail casadeapoiocancer@gmail.com.
Já no dia 27, haverá o Simpósio de Fisioterapia; fechando o mês, no dia 31, a grande ação social com a triagem e liberação de 150 exames de mamografia, que, de acordo com o Heci, é o melhor método de diagnóstico precoce do câncer de mama.