Carteira do Idoso pode ser retirada na ‘Vovó Matilde’

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
AFA734BE-DEE5-4D68-A4AE-673ED29FA0E5

Moradores de Cachoeiro de Itapemirim a partir de 60 anos que ainda não possuem a Carteira do Idoso podem requerê-la no Centro de Convivência Vovó Matilde, no bairro São Geraldo. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Para ter direito ao documento, o interessado deve, primeiro, ter o Número de Identificação Social (NIS), emitido por meio do Cadastro Único. Caso não o tenha, ele precisa antes inscrever-se na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próxima de sua casa.

Depois, já no Centro de Convivência Vovó Matilde, o idoso terá de apresentar a folha-espelho de seu Cadastro Único e, também, o comprovante de residência e de renda individual de até dois salários mínimos, além de foto 3×4.

Com a carteira, o idoso tem acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor de passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. Esse direito é assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003.

Somente neste ano, de janeiro até agora, cerca de 100 documentos foram emitidos em Cachoeiro por meio do Centro de Convivência Vovó Matilde, que é mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

“É muito importante, para nós, ofertar um serviço que proporcione a esse público, especificamente, qualidade de vida e dignidade. E é nosso papel, sobretudo, garanti-lo”, salienta Márcia Bezerra, secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova