Com a finalidade de fomentar e atrair investimentos para o desenvolvimento econômico sustentável da Macrorregião Sul do Estado, foi inaugurado, nesta sexta-feira (05), o escritório do Fundesul Presidente Kennedy, com presença do governador Paulo Hartung, do diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Aroldo Natal, de gestores do banco e de autoridades do município.
O fundo municipal, operado financeiramente pelo Bandes com recursos aportados pela Prefeitura, vai disponibilizar R$ 50 milhões oriundos da renda de royalties de exploração de petróleo e gás para os empreendedores em seis linhas de crédito voltadas aos segmentos de agricultura, microcrédito, novos investimentos, indústria e negócios locais.
Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância socioeconômica da matriz energética baseada em combustíveis fósseis, porém ressaltou que a tendência mundial é a troca por meios de produção que priorizem a energia limpa. Hartung explicou que o Estado e o Município estão aproveitando os recursos dos royalties de petróleo e gás para fomentar a economia da Região Sul.
“Hoje é um dia histórico. A indústria do petróleo e gás é importante, mas a produção é finita. Estamos com a cabeça no presente, mas com foco no futuro. Estamos plantando uma bela semente para o futuro de Presidente Kennedy com o Fundesul. Estamos montando essa estrutura integral, trazendo dinheiro barato para auxiliar quem quer realizar grandes e pequenos investimentos”, ponderou Paulo Hartung.
Os empresários interessados em adquirir os financiamentos do Fundesul de Kennedy poderão acessar as linhas por meio de atendimento exclusivo no escritório regional, que funcionará em um espaço voltado ao empreendedor, com diversos serviços, no Centro do município.
“As linhas do Fundesul Presidente Kennedy foram desenhadas com as melhores condições operacionais do País, voltadas especificamente para objetivos de desenvolvimento na região que queríamos apoiar, como o segmento rural, de micro e pequenos empreendimentos, além da indústria”, explicou o diretor-presidente do banco de desenvolvimento capixaba, Aroldo Natal.
Para Aroldo Natal, Presidente Kennedy terá retorno imediato com a estratégia. “São R$ 50 milhões em linhas de crédito aportados pela Prefeitura para empreendimentos privados que dinamizarão a economia local e contribuirão para a manutenção e a geração de emprego e renda”, destacou.
Crédito específico
Presidente Kennedy segue o exemplo do Governo Estadual, que lançou, em 2017, o Fundesul para atender a 27 municípios do Sul do Estado, apoiando a implantação de negócios, máquinas e equipamentos com condições ainda mais competitivas. “O município é um dos únicos do País que tem um fundo próprio para o crescimento local. É um marco para o desenvolvimento de Presidente Kennedy, ou seja, uma mudança de cultura, sair do assistencialismo e trabalhar o empreendedorismo da população”, enumerou o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti.
Primeira prefeitura a aportar recursos e se tornar cotista do Fundo, Kennedy sai na frente e garante a oferta de mecanismos de desenvolvimento local.
Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br