Urnas atestam força política de prefeita de Presidente Kennedy

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
Amanda103

Além de mostrar os próximos mandatários de 2019, o resultado das urnas eletrônicas também serviu para medir a força política dos prefeitos capixabas. Em Presidente Kennedy, a chefe do executivo Amanda Quinta (PSDB), do alto de seu segundo mandato, teve a confirmação do prestígio junto ao eleitorado local. Todos os nomes apoiados por ela tiveram votação expressiva no município.

Na disputa para das 10 cadeiras da Câmara dos Deputados, Amanda apoiou cinco candidatos, dois deles eleitos e, por isso (e em tese), possíveis parceiros para colaborar com a demanda da cidade. São eles, Amaro Neto (PRB) – com 420 votos em Kennedy, 4,87% do válidos – e Evair de Melo (PP) – 304 votos, 3,52%.

Os outros para quem a prefeita pediu votos, só que não obtiveram a vitória nas urnas, foram Marcus Vicente (PP), que teve 816 sufrágios; Lelo Coimbra (MDB), 752 e Cesar Colnago (PSDB), 676.

Para a Assembleia Legislativa, Amanda apoiou o seu aliado na Câmara Municipal, vereador Daniel Gomes (PPS). Este foi o mais votado no município, conquistando 33,09% dos votos válidos, o que equivale a 2.874 votos.

No campo dos adversários, o ex-prefeito Reginaldo Quinta (MDB) conseguiu 812 votos para Hudson Leal (PRB), que se reelegeu. O emedebista trabalhou na assessoria de Hudson, com nomeação ocorrida em maio de 2017. Outro que teve seu apoio foi o deputado Gilsinho Lopes (PR), consagrado com 666 votos em Presidente Kennedy.

Já o ex-vereador Marco Vivácqua (PTB), considerado uma força política independente, concorreu o pleito como candidato a deputado estadual e foi o segundo mais votado entre os eleitores de Kennedy, com 1.617 votos. Ao todo, angariou 10.132 sufrágios.

A aferição da força política da prefeita Amanda Quinta está também na soma dos votos mobilizados; sublinhando, é claro, que os votos obtidos pelos candidatos citados não têm extrema relação com os apoios declarados, o que desconsideraria o mérito das propostas de cada um deles. O que existe é a influência, que pode ser positiva ou negativa, mediante o percentual de aprovação e rejeição de quem pede o voto.

Neste cálculo, os candidatos apoiados por Amanda reúnem 5.842 votos, sendo que 9.350 eleitores foram às urnas no domingo. A abstenção foi de 14,66%: 1.606 cidadãos (ãs) aptos (as) a votar.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova