O secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, apresentou na Câmara Municipal os resultados da pasta no primeiro quadrimestre deste ano, na quarta-feira (26). Na ocasião, foram destacadas as ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19 e a ampliação de serviços.
No combate ao coronavírus, o secretário destacou a vacinação, iniciada no dia 19 de janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolveu uma série de estratégias para vacinar os diferentes grupos prioritários da campanha, que, atualmente, tem mais de 80 mil doses (primeira e segunda) aplicadas.
No período, também foi intensificada a testagem para Covid-19 nas unidades de Pronto Atendimento e nas Unidades Básicas de Saúde, para pacientes sintomáticos, o que contribuiu para que o município chegasse à atual marca de 65 mil testes realizados, desde o início da pandemia.
Além disso, no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), foram implantados 10 novos leitos pré-hospitalares para casos de Covid-19 de média complexidade. Mais de 6 mil testes de coronavírus foram realizados na unidade, de janeiro a abril.
Samu
Uma das conquistas mais importantes no período foi o início da operação, no fim de março, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), tão aguardado pela população cachoeirense. Com base no bairro Baiminas, o serviço conta com quatro ambulâncias, sendo três do tipo básica e uma do tipo avançada – com equipamentos de manutenção a vida e suporte médico.
Outra novidade foi a implantação do Programa Municipal de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar (Profisio-D), para pacientes do Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf) incapacitados de se locomoverem, como no caso de acamados.
Atendimento odontológico
O atendimento odontológico no PPG teve o horário ampliado para os casos de urgência e emergência relacionados à saúde bucal, que envolvam dor intensa, luxação, hemorragias, traumatismo e fraturas. Passou a ser ofertado também no período das 19h às 7h, de segunda a domingo.
Reforço das equipes
As equipes de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias ganharam reforço, com a contratação de mais de 80 novos profissionais.
Em março, a Semus renovou a adesão ao programa Mais Médicos, do governo federal, para reforçar a assistência à população nas unidades básicas de saúde durante a pandemia. Seis profissionais foram contratados.
Investimentos em unidades e equipamentos
No período, a Semus deu continuidade às obras de manutenção das unidades de saúde do distrito de Pacotuba e do bairro Otto Marins. Também foram adquiridos 4 veículos para os serviços de atenção primária.
Mais de 100 mil atendimentos
De acordo com o relatório quadrimestral da Semus, de janeiro a abril, foram realizados 100 mil atendimentos na rede de atenção primária do município.
“Esses primeiros quatro meses de 2021 foram muito intensos e produtivos. Ao mesmo tempo em que nos dedicamos ao máximo ao enfrentamento da pandemia, conseguimos dar passos muito relevantes para melhorar a oferta de serviços de saúde à população de Cachoeiro. Agradeço pela oportunidade de mostrarmos os resultados alcançados”, afirmou o secretário Alex Wingler.
Além de vereadores, estiveram presentes na apresentação membros do Conselho Municipal de Saúde e moradores.