Diversos agentes da área da cultura, de aproximadamente seis municípios do Espírito Santo, reuniram-se na tarde desta sexta-feira (3) no teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento faz parte da 2ª edição do ‘Gabinete Itinerante da Cultura – Pertencimento, economia criativa, diversidade’ e o objetivo é promover o intercâmbio de experiências de projetos.
A 1ª edição aconteceu no fim do mês de abril deste ano em Conceição da Barra. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeiro esteve representada e apresentou os trabalhos realizados no município, tais como a Semana do Rei, Bienal Rubem Braga, ações de valorização da cultura popular, dentre outros.
“O gabinete tem a finalidade de buscar o diálogo no intuito de conhecer as políticas públicas existentes no Espírito Santo. A partir disso, promovemos o intercâmbio entre os municípios, o que proporciona a troca de experiências e o alcance de soluções diversas”, disse o secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha.
O secretário também aproveita a aproximação com os agentes culturais do estado para expor o modelo de gestão da pasta estadual de Cultura, o conceito de cada departamento do cronograma, projetos e políticas de captação de recursos.
O gabinete, por exemplo, faz parte da nova gerência que é a de Espaços e Articulação Cultural.
Descentralização
De acordo com o secretário, há o interesse de descentralizar os investimentos na área da cultura. Para isso, é necessário que os municípios tenham o setor estruturado.
“O gabinete contribuiu muito com essa estruturação, pois nos encontros conseguimos identificar eventuais dificuldades e apontar os caminhos. Outra ferramenta de apoio é o Escritório Avançado, que fica temporariamente em um município e funciona como centro de apoio aos gestores e aos produtores culturais”.