Renovação dos canaviais em Itapemirim. Em plena entressafra, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semader) está auxiliando os produtores no plantio da cana-de-açúcar, com o fornecimento de tratores para preparo do solo, além de fertilizantes e calcário. O cenário para a próxima safra é favorável para o crescimento e valorização do produto no mercado.
A expectativa é de que a produção de cana-de-açúcar no município deve chegar a 200 mil toneladas em 2022. Como o produto está em alta mercado, o valor pago pela tonelada deve aumentar, proporcionando, com isso, mais renda para o produtor rural.
Com o desenvolvimento do programa de auxílio ao pequeno e médio produtor rural, o objetivo central da Semader é o de alavancar a produção de cana-de-açúcar no município. A cana é a principal cultura no interior de Itapemirim.
“É hora de potencializarmos a produção de cana-de-açúcar, auxiliando o cultivo do produto no município. Isso porque o aumento da produção proporciona um ganha-ganha para os dois lados, ou seja, mais renda para o produtor rural e também para o município”, destacou o secretário da Semader, Clodoaldo Leal Ferreira.
Em 2021, a Usina Paineiras, situada em Itapemirim, beneficiou 500 mil toneladas em açúcar e etanol. Parte significativa do produto é fornecido pelos produtores rurais do município.