A vacina contra febre aftosa será tema de debate na Comissão de Agricultura desta terça-feira (10), às 10h. O colegiado vai conhecer o plano estratégico para retirada da medicação, organizado por uma equipe gestora formada por entidades públicas e privadas. A retirada total da vacinação no país está prevista para 2023.
A data foi definida pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para a retirada gradual da vacinação, os Estados brasileiros precisam atender a requisitos sanitários e determinações contidas no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa). A estratégia principal do programa é a manutenção de zonas livres da doença.
A execução do Pnefa é compartilhada entre os diferentes níveis de hierarquia do serviço veterinário oficial com participação do setor. Os governos estaduais, representados pelas secretarias estaduais de agricultura e instituições vinculadas, responsabilizam-se pela execução do Pnefa no âmbito estadual.